CONCURSO DE MAGISTÉRIO PRÉ-EDITAL

PREFEITURA DE BARRETOS/SP

Professor de Educação Infantil

Professor I

Professor I

SALÁRIO:

R$ 4.023,00 + R$ 850,00 (Auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

02/06/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

Avança SP

SALÁRIO:

R$ 4.023,00 + R$ 850,00 (Auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

02/06/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

Avança SP

Inscrição no concurso (de 20/03 a 22/04): clique aqui

Com o nosso método, você se efetiva!

Comece a estudar agora e garanta sua vaga!

Conteúdos focados no edital, comunidade de estudos e professores experientes são apenas a ponta do iceberg do que você encontrará aqui!

"Sempre estudei pelo TanaLousa e assumi cargos em Franco da Rocha, Francisco Morato, sempre na primeira chamada. O melhor curso e melhor professor com toda certeza."
van.gui.oliveira
"As aulas são incríveis, são cansativas, predem a atenção!!! O atendimento de vocês também é perfeito, sempre de fácil acesso, sempre muito simpáticos. Além de terem acertado literalmente tudo sobre a prova. Ficava ate assustada enquanto lia as questões da prova e eram exatamente os exemplos que vocês passaram! Até nas questões dissertativas vocês acertaram sobre o que iriam pedir para falarmos."
Victória
imag site crianças

Tudo sobre esse preparatório

Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materiais de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.

Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.

Após a publicação do edital, os conteúdos serão devidamente atualizados de acordo com as exigências, seguindo o cronograma interno estabelecido para a produção das videoaulas. Importante ressaltar que este serviço não implicará em custos adicionais para aqueles que já efetuaram a compra

Período de acesso: até a data da prova.

O curso é dividido em módulos. Veja abaixo

Veja todos os nossos conteúdos

  • Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 
  • Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras. 
  • Pontuação. 
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 
  • Concordância verbal e nominal. 
  • Regência verbal e nominal. 
  • Colocação pronominal. 
  • Crase.
  • Conjunto dos números naturais, inteiros
  • Racionais relativos (formas decimal e fracionária): propriedades, operações e resolução de problemas; 
  • Regra de três simples e composta; 
  • Razão e proporção;
  • Porcentagem;
  • Juros simples;
  • Figuras Geométricas Planas: perímetros e áreas – problemas.  
  • Sistema Monetário Brasileiro;
  • Sistema Decimal de Medidas: comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo (transformação de unidades e problemas); 
  • Relação entre grandezas: tabelas e gráficos;
  • Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.
  • BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. 
  • BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. 
  • BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
  • EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
  • FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. 
  • FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010. 
  • FONSECA, Lúcia Lima da.O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009. 
  • FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.  
  • FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. 
  • FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. 
  • HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2006. 
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. 
  • LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.  
  • MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. 
  • MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3. 
  • MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. 
  • MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. 
  • OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2014. 
  • OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 
  • PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. 
  • PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000. 
  • PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009. 
  • SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. 
  • SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. 
  • TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 
  • TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 
  • GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1995. 
  • ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998. 
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (Arts. 205 a 214). 
  • BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59-A; 131 a 140). 
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada)(artigos 1º a 34, 37 e 38, 58 a 67). 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 05/2009​ – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
  • AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 
  • ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica. 
  • CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009. 
  • COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2006. 
  • CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002. (Capítulos 3 e 7). 
  • DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. 
  • DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90. 
  • FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da conceitualização).  
  • GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade. 
  • HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento In: SE/SP/FDE. Revista IDEIAS nº 22, pág. 51 a 59. 
  • JÓFOLI, Zélia. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, p. 191 – 208. 
  • LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995. 
  • LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002. 
  • LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, capítulo III, da 4ª Parte. 
  • MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001. 
  • MORAN, José. A aprendizagem de ser educador. 
  • PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. 
  • RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2011. 
  • ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. 
  • VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad Editora, 1993. 
  • VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. 
  • WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. 
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (atualizada). Brasília: Imprensa Oficial, 1988 (artigos 6º, 205 a 214). 
  • BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 1º ao 6º; 15 ao 18-B; 53 a 59-A; 131 a 140). 
  • BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (atualizada)(artigos 1º a 34, 37 e 38, 58 a 67). 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. 
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p​ Introdução, Arte e Educação Física. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Introdução, Estrutura da Base, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Texto Base, 2018.

  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 
  • BRASIL. MEC. Secretaria de Alfabetização. Decreto nº 11.556/2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Brasília: MEC, 2023. 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. COD 0403 (vinícius)
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
  • BRASIL. Lei Federal n° 10.639/03 – Estabelece a diretriz da educação nacional para incluir na rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro – Brasileira”. BRASIL. Lei Federal n° 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”​ 
  • BRASIL, 2001. Resolução CNE/CEB nº 2/2001: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.​ Brasília: MEC, 2001 
  • Reconhecemos que a resolução de questões é um dos métodos mais eficazes para solidificar o aprendizado. No preparatório de Barretos/SP, além de todas as aulas e materiais oferecidos, proporcionamos acesso a diversos quizzes e simulados com questões de concursos atualizadas e verificadas. Isso possibilita que você avalie seus conhecimentos e consolide os conteúdos estudados de maneira prática. Estudar nunca foi tão fácil e acessível!
  • O preparatório conta ainda com uma comunidade de estudos dinâmica, fomentando a interação entre todos os membros. Isso proporciona a oportunidade de estabelecer conexões mais estreitas com pessoas que compartilham os mesmos objetivos, enriquecendo assim a sua jornada de aprendizado de maneira significativa. Dentro dessa comunidade, além de interagir, você terá acesso diário a dicas de estudos, desafios e conteúdos exclusivos. Oferecemos tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos!

Olá, meu nome é
Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

Por isso, fiquei conhecido por produzir materiais completos, aulas que não servem apenas para a sua efetivação no concurso, mas para a sua vida profissional.

Eu e minha equipe estamos aqui para te oferecer reais oportunidades de efetivação na sua carreira.

 

O meu afeto e enorme dedicação por você. Vamos juntos!

O caminho para a sua efetivação está aqui!

Estude com quem já aprovou mais de 10 mil alunos!

Tempo até a sua aprovação:

Dias
Horas
Min
Seg

Pré-Edital Barretos/SP

Por apenas 12x de:

R$

29,94

/mês

ou R$ 300,00 à vista

Pagamento seguro e acesso imediato

Professores reais com conquistas reais

Perguntas frequentes:

R: Suporte pedagógico completo, bônus exclusivos e todos os conteúdos apresentados nesta página.

R: Acesso até a data da prova.

R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata

R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso etc. Nos contate através de nossos canais de atendimento, WhatsApp (43) 99104-8686 e e-mail tanalousa@gmail.com. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 07 dias para pedir a devolução do valor pago. As formas de reembolso estão descritas nos Termos de Uso.

R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

R: O Valor de Cashback deste curso é R$30,00 (trinta reais). Esse valor possui uma validade de 180 dias após a compra deste curso. O Cashback só poderá ser utilizado na compra de cursos do Tanalousa. Para qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Garantia incontestável de 7 dias

O prazo de garantia é de 7 (sete) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, dentro desse prazo é possível solicitar o cancelamento do curso e obter o reembolso integral do valor pago.