EXERCÍCIOS COMENTADOS | Reggio Emilia e as cem linguagens da criança: teste seus conhecimentos!
EXERCÍCIOS COMENTADOS | Reggio Emilia e as cem linguagens da criança: teste seus conhecimentos!
Reggio Emilia é uma abordagem pedagógica inovadora e influente que se originou na cidade de Reggio Emilia, na Itália, após a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvida por Loris Malaguzzi e seus colegas, essa abordagem educacional coloca a criança no centro do processo de aprendizagem, reconhecendo-a como um ser competente, curioso e com potencial infinito para aprender e se expressar.
Um dos conceitos mais importantes desta abordagem é o das “cem linguagens da criança”, que se refere às múltiplas formas de expressão que as crianças podem utilizar, como desenho, pintura, escultura, dança, música, drama, construção, fotografia e palavras. Essas diversas formas de expressão são valorizadas e encorajadas, permitindo que as crianças explorem e comuniquem suas ideias de maneira rica e variada.
A abordagem Reggio Emilia baseia-se em vários princípios fundamentais. Primeiro, a imagem da criança: as crianças são vistas como indivíduos poderosos, competentes e ativos em seu próprio processo de aprendizagem. Segundo, o ambiente é considerado o terceiro professor, projetado para ser acolhedor e estimulante, incentivando a exploração e a interação. Terceiro, a aprendizagem é organizada em torno de projetos e investigações que emergem dos interesses das crianças, podendo durar semanas ou meses e permitindo uma exploração profunda e significativa dos tópicos.
A documentação é outro aspecto crucial, onde o progresso e os processos de pensamento das crianças são registrados através de fotografias, gravações, anotações e trabalhos das próprias crianças, tornando visíveis as suas aprendizagens para todos os envolvidos. A colaboração também é central, com uma forte ênfase na interação entre crianças, educadores, pais e a comunidade, promovendo um aprendizado social e relacional.
Os educadores em Reggio Emilia atuam como facilitadores e co-pesquisadores, escutando, observando, documentando e provocando o pensamento das crianças para expandir suas investigações. Esta filosofia celebra a diversidade de modos pelos quais as crianças percebem e interagem com o mundo, promovendo uma educação inclusiva, rica e respeitosa dos potenciais individuais.
Mas calma, para facilitar a sua vida o professor Vinícius te ajudará a responder uma série de exercícios que facilitarão a fixação do conteúdo estudado! Disponibilizamos logo abaixo o quiz da aula para que você possa responder e, em seguida, conferir o gabarito comentado no vídeo a seguir.
Responda ao quiz abaixo e, depois, confira as respostas comentadas no vídeo.
Recomendações: dê play no vídeo e coloque-o em tela cheia para uma melhor experiência!
QUIZ ✔️ | AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA
1) (VUNESP) Segundo Edwards, Gandini e Forman (2015), a abordagem Reggio Emilia incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica. De acordo com Edwards, Gandini e Forman, é correto afirmar, a respeito da proposta realizada por essa abordagem, que
a) as escolas de Reggio Emilia têm um currículo planejado, o qual apresenta unidades e subunidades que devem ser concluídas ao final de um ciclo de aprendizagem por cada criança. Bianualmente, são realizadas reuniões entre os profissionais da educação e os pais, para discutirem e reelaborarem o currículo conforme a realidade local.
b) anualmente, a secretaria de educação de Reggio Emilia determina para as escolas de educação infantil os projetos que devem ser desenvolvidos, assim como suas respectivas durações. Esses temas servem de referência às escolas, que discutem os detalhes dos projetos e como se darão a apresentação e a avaliação deles.
c) por ser esta inovadora, as escolas de Reggio Emilia não apresentam currículo ou planejamento; baseiam-se na improvisação e acreditam no acaso; ouvem e observam a expressão infantil, o que as crianças desejam ou sugerem, e, a partir dessas observações, desenvolvem propostas diárias nas instituições de ensino.
d) é vasta a documentação das escolas de Reggio Emilia; são documentários, imagens, registros e arquivos que são expostos por todo o mundo. Esse material visa arrecadar fundos para o financiamento das atividades nessas escolas, que apresentam alto custo de manutenção, pois são instituições privadas instaladas em contextos de elite.
e) nas escolas de Reggio Emilia, as crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas por meio de todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo, entre outros, palavras, movimento, desenhos, pinturas, modelagens, esculturas, teatros de sombras, dramatizações e música.
2) (UFPEL) Considere a obra As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação (EDWARDS, GANDINI, FORMAN, 2016) e marque a alternativa que contém os três componentes que definem a aprendizagem negociada como um sistema dinâmico de causas, efeitos e contraefeitos.
a) escuta sensível – didática – dialogismo.
b) conhecimentos prévios – didática – autoavaliação.
c) conhecimentos prévios – escuta sensível – dialogismo.
d) design – documentação – discurso.
e) design – documentação – autoavaliação.
3) (VUNESP) Com relação ao relacionamento entre professor-aluno, Edwards et alii (2015) afirmam que a ideia dos professores sobre as crianças como competentes é uma suposição básica, sobre a qual a abordagem das escolas de Reggio Emilia, no norte da Itália, é construída. Nessa perspectiva, conforme os autores, o currículo resultante poderia ser descrito como centrado
a) na criança e (frequentemente) dirigido ao professor.
b) no educador e compartilhado de forma reflexiva pelas crianças.
c) na aprendizagem e na aquisição de informações socialmente relevantes.
d) no ensino eficiente e na aprendizagem significativa.
e) no conteúdo e explorado pela metodologia de ensino de cada educador.
4) (VUNESP) Liliane emprestou da biblioteca da faculdade o livro “As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia” (2016), a fim de preparar-se para a seleção de professor de Educação Infantil de Birigui. Tratase de uma coletânea de artigos, organizada por Edwards, Gandini e Forman. Liliane interessou-se, especialmente, pela entrevista de Carina Rinaldi, feita por Lella Gandini, que constitui o capítulo 5 dessa obra. Liliane pôde compreender melhor a abordagem flexível do currículo para a educação de crianças com menos de 6 anos ao entender, corretamente, que essa abordagem curricular se apoia na concepção das crianças comoa) ricas, fortes e poderosas; sujeitos únicos e com direitos e não só com necessidades.
b) seres vulneráveis e dependentes, com necessidades de médio prazo, ligadas ao desenvolvimento.
c) promessas de uma futura humanidade melhor, mas que exigem contrapartida de investimentos.
d) pessoas em desenvolvimento, plenamente moldáveis e que se tornarão aquilo que fizermos delas.
e) portadoras de talentos e necessidades próprios dessa fase da vida, os quais definem o currículo.
5) (CPCON) Leia o fragmento do poema que segue e observe como o educador Italiano Loris Malaguzzi (2016) impulsiona reflexões acerca do quanto são múltiplas as linguagens da criança:
AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar de jogar e de falar.
Cem sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar […]
(MALAGUZZI, L. in EDWARDS, C. P. ; GANDINI, L.; FORMAN, G. E. a abordagem da Reggio Emilia na educa da primeira As cem linguagens da criança: infância, Porto Alegre. Pensa,2016.)
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança, com base no poema é CORRETO afirmar que:
a) Para o autor, as crianças aprendem e relacionam-se com o mundo por meio de linguagens específicas.
b) A função pedagógica se encontra em proporcionar a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes
naturezas, para crianças até 03 anos de idade.
c) As práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ampliar quantitativamente e qualitativamente as
experiências das crianças, a fim de promovê-la ao Ensino Fundamental com apropriação das linguagens
gestuais, dramáticas, plásticas, musicais, verbais, etc.
d) A poesia de Malaguzzi perde força no rigor e no protesto ao respeito pelas crianças e também se distancia
da dimensão prática do cotidiano da creche e pré-escola.
e) As crianças se expressam de diferentes formas e, do mesmo modo, aprendem a partir de diferentes
possibilidades.
6) (FUNDEP) O livro As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância enfoca o sistema municipal de educação dessa cidade, reconhecido como um dos melhores do mundo. Sobre a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância, não se pode afirmar que a(o)
a) desenvolvimento intelectual das crianças é incentivado por meio do foco sistemático sobre a representação simbólica.
b) organização das salas de aula é feita para dar apoio à aprendizagem por meio de uma perspectiva fortemente cooperativa de solução de problemas.
c) pedagogista trabalha com os professores na identificação de novos temas e de experiências com o intuito do desenvolvimento profissional contínuo e do treinamento em serviço.
d) professor trabalha individualmente em cada sala de aula e participa das reuniões semanais com os membros da equipe da escola.
7) (FUNDEP) Tendo em vista os conceitos metodológicos, segundo o sistema de Reggio Emília, assinale a alternativa incorreta.
a) As questões de temperamento, sentimentos e espirituais não são consideradas nesse sistema.
b) O potencial intelectual, social e moral de cada criança é cuidadosamente orientado e cultivado nesse sistema.
c) O principal veículo didático demanda a presença das crianças em projetos envolventes.
d) Os projetos realizados nesse sistema são de longa duração, realizados em um belo e saudável contexto.
8) (CEV-URCA) É correto afirmar sobre a pedagogia de Loris Malaguzzi, mentor e educador italiano das escolas de Reggio Emília e autor do poema As Cem Linguagens da Criança:
a) É preciso aumentar o papel do adulto no oferecimento de estruturas semânticas e sistemas de significados que permitem que a mente infantil se comunique. A participação ativa e contínua do adulto na educação das crianças é essencial, já que as elas não são capazes, de modo autônomo, de extrair significado de suas experiencias cotidianas através de atos mentais envolvendo, planejamento, coordenação de ideias e abstrações;
b) O ato central do adulto é ativar, especialmente de modo direto, a competência de extrair significados das crianças como uma base para toda a aprendizagem, ou seja, é o professor que define a direção das aprendizagens infantis;
c) O objetivo da educação é aumentar as possibilidades para que a crianças inventem e descubram. O ensino direto e sistemático não devem ser usados como um atalho para que as crianças construam seus conhecimentos. O objetivo da
educação é oferecer condições para a aprendizagem;
d) Os professores devem ser democráticos, mas seu comportamento deve estar fundamentado em estratégias de ensino diretivas, procedimentos ritualizados, sistemas de avaliação e pacotes de currículos rigidamente cognitivistas, completos, com scripst prontos e revisão de reforços para que todas as crianças aprendam os conteúdos previamente selecionados;
e) O planejamento deve ser entendido como um momento de preparação e organização das aulas para a educação infantil, com sequências didáticas prontas para serem executadas com as crianças, tendo começo, meio e fim e ainda previsão dos materiais necessários. Isso permite que os professores tenham suas aulas preparadas e organizadas para não caírem no improviso.
9) (FUNDEP) Entendendo que a abordagem Reggio Emilia considera a descoberta intelectual como um processo essencialmente social, as propostas educativas são concretizadas pelo papel do professor. Conforme essa premissa, são características do papel do professor, exceto:
a) Centralizar-se na provocação de oportunidades de descobertas.
b) Levar em consideração os objetivos e ideias das crianças para se comunicarem com sucesso.
c) Estimular o diálogo entre as crianças e não fazer nenhuma intervenção.
d) Observar e entender a estratégia que as crianças usam em uma situação de aprendizagem.
10) (VUNESP) Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:
a) Montessori, um método de educação para a primeira infância, na linha naturalista da autoeducação, baseada nas sensações.
b) Dewey, que contempla o valor das experiências infantis e afirma que a aprendizagem se dá na ação.
c) Freinet, que propõe atividades centradas nos alunos, permitindo ao educando o “aprender fazendo”.
d) Malaguzzi, que defende e propõe o trabalho em equipe, a participação da família e as atividades focadas nas linguagens da criança.
e) Pestalozzi, que possibilita aos órfãos de guerra a educação em contato com a natureza. Ele propunha a defesa da educação popular.
11) (VUNESP) Carolyn, em sua obra “As cem linguagens da criança”, afirma que uma das grandes experiências desenvolvidas pelas pré-escolas municipais de Reggio Emilia, no trabalho com projetos e artes visuais, está na forma como as crianças (de 3 a 5 anos) podem registrar suas ideias, observações, recordações e sentimentos, usando o que se chama de linguagens
a) rítmicas.
b) sonoras.
c) gráficas.
d) cinestésicas.
e) espaciais.
12) (VUNESP) Nas escolas de Reggio Emilia, valoriza-se a oportunidade de as crianças serem “antropólogas naturais”, em que possam contribuir para um determinado projeto com seus próprios conhecimentos, sugerir questões e linhas de investigação a seguir, e assumir a liderança no planejamento e as responsabilidades por observações, por informações e pelos artefatos coletados (CAROLYN et al., 1999). Assinale a alternativa que apresenta e justifica um exemplo acertado dessa prática.
a) Projeto sobre o supermercado local, porque investiga um fenômeno real e cotidiano.
b) Roda de conversa sobre o fim de semana, porque as histórias pessoais são tematizadas de modo sistemático e metodológico.
c) Investigação da cultura asteca, porque tematiza o exótico, como a Antropologia, e captura o interesse das crianças.
d) Cantos de entrada das profissões científicas, porque apresenta a ciência de forma lúdica e, ao mesmo tempo, rigorosa.
e) Ida ao zoológico, porque possibilita a observação dos animais e comparação com os seres humanos.
13) (VUNESP) Para Carolyn, o papel das crianças no relacionamento é mais o de aprendiz do que o de alvo da instrução ou o de objeto de elogios. Em uma escola na qual não existem lições pré-estabelecidas formais que todas as crianças devem aprender (como em Reggio Emilia, por exemplo), os professores podem criar atividades que contribuam para o desenvolvimento de entendimentos mais apropriados sobre o tópico. Portanto, o conteúdo do relacionamento entre o professor e a criança é rico com a
a) formulação e solução de problemas.
b) determinação de atividades bem detalhadas.
c) estimulação de liderança para que a criança sobressaia no grupo.
d) atribuição dos diferentes papéis de um grupo.
e) decisão do professor para os diferentes projetos.
14) (Colégio Pedro II) Loris Malaguzzi (1920-1994), pedagogo e educador de Reggio Emilia, na Itália, constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. As crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação em múltiplas linguagens – desenho, canto, dança, pintura, interpretação, entre outras – sem enfatizar nenhuma delas. Os projetos não são antecipadamente planejados pelos professores, mas surgem das ideias dos próprios estudantes e são desenvolvidos também em diferentes linguagens. O fundamento que sustenta esse princípio é a Pedagogia
a) da Autonomia.
b) do Oprimido.
c) da Escuta.
d) da Esperança.
15) (FUNDEP) Ao discutir sobre os espaços educacionais e de envolvimento pessoal observados em Reggio Emília, Gandini (1999) destaca o espaço como um elemento essencial da abordagem educacional. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir.
I. As crianças devem sentir que toda a escola, incluindo espaço, materiais e projetos, valoriza e mantém sua interação e comunicação.
II. O espaço reflete a cultura das pessoas que nele vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela até mesmo camadas distintas dessa influência cultural.
III. O desenvolvimento social é visto como uma parte intrínseca do desenvolvimento cognitivo, desse modo, o espaço é planejado e estabelecido para facilitar encontros, interações e intercâmbios entre as crianças.
Estão de acordo com as observações realizadas pela autora sobre a relação com o espaço as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
16) (FUNDEP) A abordagem Reggio Emília incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças, por meio de um foco sistemático na representação simbólica. Alguns termos são usados para melhor organização da proposta.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando tais termos às suas atribuições.
COLUNA I
1. Atelier
2. Consiglio di Gestione
3. Educatore
4. Pedagogista
5. Atelierista
COLUNA II
( ) Professor com formação artística com a função de auxiliar no desenvolvimento do currículo, bem como de registrar e documentar as atividades realizadas.
( ) Comitê de administração baseado na comunidade, eleito por pais, cidadãos e educadores, servindo em uma pré-escola ou creche.
( ) Oficina ou estúdio com uma variedade de materiais e de recursos usados por todas as crianças e adultos de uma escola.
( ) Age como consultor, auxiliar e coordenador de diversas pré-escolas e creches.
( ) Professor em uma pré-escola.
Assinale a sequência correta:
a) 5 2 1 4 3
b) 2 3 5 1 4
c) 3 5 2 1 4
d) 1 4 3 5 2
17) (FUNDATEC) Gandini et al. (2012) revelam o significado do ateliê no mundo da Educação Infantil, destacando que essa forma de trabalho mescla emoções, empatia com racionalidade e cognição. De acordo com a proposta de ateliê, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O ateliê objetiva um produto final, por isso as atividades de construção das crianças ocorrem em dias préfixados pelo/a professor/a.
b) Um dos elementos fundamentais do ateliê é a organização de diferentes espaços, dentro ou fora da escola.
c) As ideias, sugestões e hipóteses das crianças indicam caminhos possíveis para novas experiências e aventuras com imaginação e criatividade.
d) O planejamento do ateliê é realizado em conjunto entre o grupo do ateliê e o grupo de professores, para que juntos possam contribuir e qualificar as práticas pedagógicas.
e) A proposta do ateliê é inspirada no trabalho realizado em Reggio Emilia, na década de 50.
.
GABARITO ✔️
1) E
2) D
3) A
4) A
5) E
6) D
7) A
8) C
9) C
10) D
11) C
12) A
13) A
14) C
15) D
16) A
17) A
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 6: precisa melhorar!
7 a 10: tá ok, mas dá pra ser melhor!
11 a 13: opa, tá muito bom!
14 a 17: uau, você é GENIAL!
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
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