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  • Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 
  • Sinônimos e antônimos; sentido próprio e figurado das palavras. 
  • Pontuação. 
  • Ortografia oficial. Acentuação gráfica.
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 
  • Concordância verbal e nominal. 
  • Regência verbal e nominal. 
  • Colocação pronominal. 
  • Crase.
  • BRASIL Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 e suas atualizações – Da Educação – 205º a 214º. 
  • BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
  • BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. 
  • BRASIL. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); Cap IV
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 01/2021, de 25 de maio de 2021 – Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJA). 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
  • BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
  • BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por Amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • BARBOSA, Maria Carmen Silveira, HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre. Artmed. 2008.
  • CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2001. 
  • FERRERO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009. 
  • FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986. 
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36ª Ed. São Paulo: Cortez, 1998. 
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 
  • HOFFMANN Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014. 
  • KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990. 
  • KISHIMOTO. Tizuko Morchida. (ORG) O Brincar e suas Teorias. CENGAGE. 2010. 
  • LERNER, Delia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C. SAIZ, I. Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre, Artmed (Artes Médicas). 1996. 258p.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos – Avaliação de Aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 
  • MEIRA, Marly e PILLOTTO, Sílvia. Arte, Afeto e Educação. São Paulo: Mediação, 2010 
  • PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. 
  • MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005. 
  • MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Ed. Moderna, 2003. 
  • MORAIS, Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. 
  • RADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da Educação. 
  • RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2008. 
  • ROLIM, Marcos. Bullying: o pesadelo da escola. Porto Alegre: Dom Quixote, 2010. 
  • SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. 
  • WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. 
  • ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Introdução, Estrutura da Base, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Texto Base, 2018.

Além de todos esses conteúdos você ainda tem!

⭐ Módulo de Simulados baseados em concursos

⭐ Materiais de apoio esquematizados 

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Veja os relatos dos professores que confiaram no método Tanalousa

Olá, meu nome é
Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

Por isso, fiquei conhecido por produzir materiais completos, aulas que não servem apenas para a sua efetivação no concurso, mas para a sua vida profissional.

Eu e minha equipe estamos aqui para te oferecer reais oportunidades de efetivação na sua carreira.

 

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R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso etc. Nos contate através de nossos canais de atendimento, WhatsApp (43) 99104-8686 e e-mail atendimento@tanalousacursos.com.br. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

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R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.