CONCURSO DE MAGISTÉRIO

PREFEITURA DE MARICÁ/RJ

Docente I e Docente II

EDITAL PUBLICADO

Link do Edital: clique aqui

Docente I - (nível superior)

SALÁRIO:

R$ 9.552,28 + R$ 650,00 (auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

19/05/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

COSEAC

Docente II - (nível médio)

SALÁRIO:

R$ 6.823,13 + R$ 650,00 (auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

01/05/2024

CARGA HORÁRIA:

40h semanais

BANCA:

COSEAC

SALÁRIO:

R$ 9.552,28 + R$ 650,00 (auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

19/05/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

COSEAC

SALÁRIO:

R$ 6.823,13 + R$ 650,00 (auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

01/05/2024

CARGA HORÁRIA:

40h semanais

BANCA:

COSEAC

Inscrição no concurso (de 25/03 a 15/04): clique aqui

Com o nosso método, você se efetiva!

Comece a estudar agora e garanta uma das 150 vagas para Docente I e umas das 176 vagas para Docente II. Conteúdos focados no edital, comunidade de estudos e professores experientes são apenas a ponta do iceberg do que você encontrará aqui!

"Sempre estudei pelo TanaLousa e assumi cargos em Franco da Rocha, Francisco Morato, sempre na primeira chamada. O melhor curso e melhor professor com toda certeza."
van.gui.oliveira
"Estou muito satisfeita com os cursos Tanalousa. Estou na segunda etapa do concurso de PEI SME SP e passei em 6 lugar com a segunda melhor nota no concurso da cidade de Embu das Artes para PDl. Obrigada a toda a equipe."
Jéssica Lira
imag site crianças

Tudo sobre esse preparatório

Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materiais de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.

Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.

Os conteúdos são atualizados de acordo com o edital e postados semanalmente conforme cronograma interno de produção/gravação das videoaulas.

Período de acesso: até 22/07/2024.

O curso é dividido em módulos. Veja abaixo

Veja todos os nossos conteúdos

  • Interpretação de textos diversos.
  • Figuras de linguagem.
  • Funções da linguagem.
  • Principais tipos e gêneros textuais e suas funções.
  • Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo.
  • Ortografia oficial.
  • Acentuação.
  • Pontuação.
  • Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção.
  • Tempos, modos e flexões verbais.
  • Flexão de substantivos e adjetivos.
  • Pronomes de tratamento.
  • Concordâncias verbal e nominal.
  • Conhecimentos de regência verbal e regência nominal.
  • Colocação pronominal.
  • Crase.

1. Dimensões Legais da Educação Brasileira.

  • Constituição Federal (Direitos Fundamentais e o Capítulo Iii, Seção I, da Educação).
  • Lei n° 9.394/1996 e suas alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
  • Resolução CNE/CEB nº 04/2010: Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
  • Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

 

2. Dimensões do Fenômeno Educativo.

  • Pensamento Pedagógico Moderno.
  • Educação e Sociedade no Brasil.
  • Correntes e Tendências Pedagógicas na Prática Escolar.
  • As Bases Sociológicas da Educação.
  • A Educação como Processo Social.
  • A Relação Escola/Família/Comunidade.
  • Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem: Diferentes Abordagens.
  • A Relação Pensamento/Linguagem e a Formação de Conceitos.
  • O Sujeito da Educação: Infância, Adolescência e Vida Adulta.
  • A Formação do Pedagogo e a Pedagogia.
  • Concepções de Aprendizagem/ Aluno/ Ensino/ Professor.

 

3. Dimensões do Cotidiano Escolar.

  • O Planejamento Curricular e o Projeto Político-Pedagógico.
  • Os Objetivos Educacionais e os Conteúdos de Aprendizagem.
  • Ação Pedagógica para a Educação Inclusiva.
  • Avaliação: Função, Objetivos e Modalidades.
  • Os Direitos da Criança e do Adolescente.
  • Cidadania e Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
  • O Papel e a Formação do Professor.

 

Sugestões Bibliográficas

  • Brandão, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 1999.
  • BRASIL. Constituição Federal de 1988.
  • Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990.
  • Lei n° 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
  • Lei n° 11645/08. Inclusão no Currículo Oficial da Rede de Ensino a Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Brasília, DF, 2008.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF, 2013.
  • Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
  • Parecer no 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF.
  • Resolução CNE/CP 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura.
  • BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF. 2008.
  • BRASIL. Parecer nº 20/2009. Revisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF.
  • Estudos da Infância.
  • Bebês, Crianças e a Espacialidade das Instituições Escolares.
  • Aproximações entre Infância, Linguagem e Cultura.
  • Alfabetização e Letramento: Interações Discursivas na Alfabetização.
  • Sistema Alfabético, Processos de Aprendizagem da Escrita, Variação Linguística e Gêneros do Discurso.
  • Alfabetização de Jovens e Adultos Trabalhadores.
  • Práticas de Leitura e Escrita com Bebês e Crianças.
  • Livros infantis: Acervos e Mediações.
  • Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática.
  • O Lúdico, Os Jogos e o Ensino da Matemática.
  • Formação da Sociedade Brasileira.
  • Diferentes Manifestações Culturais.
  • O Ensino de Ciências Naturais e Ciências Humanas.
  • Avaliação da Aprendizagem.
  • A Avaliação como Processo Contínuo, Investigativo e Inclusivo.
  • Lei n° 9.394/1996 e suas Alterações: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas Implicações na Prática Pedagógica.

 

 

 

Sugestões Bibliográficas

  • Brasil. Constituição Federal De 1988. Brasil. Arts 205 a 214
    Lei n° 9394, De 20 De Dezembro De 1996. Brasil.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais Da Educação Básica. Brasília, DF, 2013.
  • Brasil. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
  • Brasil. Parecer nº 03/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana. Brasília, DF. Brasil.
  • Parecer No 20/2009. Revisa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF. Brasil.
  • Lei nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília, DF.
  • Brasil.Lei n° 11645/08. Inclusão no Currículo Oficial da Rede de Ensino a Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Brasília, DF, 2008.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. 2011.
  • HERNÁNDEZ, F. Ventura, M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O Conhecimento é um Caleidoscópio. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 1993.
  • LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem. Componente do Ato Pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
  • Benjamin, W. Reflexões: A Criança, O Brinquedo, A Educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
  • Goulart, C. M. A., Garcia, I. H.M.; Corais, M.C. (Orgs). Alfabetização e Discurso: Dilemas e Caminhos Metodológicos. Campinas-Sp:Mercado e Letras, 2019.
  • Krenak A. Ideias para Adiar o Fim do Mundo. Companhia das Letras, São Paulo, 2019.
  • Loureiro, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
  • Lopes, J. J. M. Terreno Baldio – Um Livro Sobre Balbuciar e Criançar os Espaços para Desacostumar Geografias. Por uma Teoria sobre Espacialização da Vida de Bebês e Crianças.
    São Carlos: Pedro e João, 2021.
  • Nunes, T.; Bryant, P. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.
  • Trindade, Azoilda Loretto da (Org.). Africanidades Brasileiras e Educação [Livro Eletrônico]: Salto para o Futuro. Rio De Janeiro: Acerp; Brasília: TV Escola, 2013.
  • Somente conteúdos gerais.
  • Reconhecemos que a resolução de questões é um dos métodos mais eficazes para solidificar o aprendizado. No preparatório de Maricá/RJ, além de todas as aulas e materiais oferecidos, proporcionamos acesso a diversos quizzes e simulados com questões de concursos atualizadas e verificadas. Isso possibilita que você avalie seus conhecimentos e consolide os conteúdos estudados de maneira prática. Estudar nunca foi tão fácil e acessível!
  • O preparatório conta ainda com uma comunidade de estudos dinâmica, fomentando a interação entre todos os membros. Isso proporciona a oportunidade de estabelecer conexões mais estreitas com pessoas que compartilham os mesmos objetivos, enriquecendo assim a sua jornada de aprendizado de maneira significativa. Dentro dessa comunidade, além de interagir, você terá acesso diário a dicas de estudos, desafios e conteúdos exclusivos. Oferecemos tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos!

Olá, meu nome é
Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

Por isso, fiquei conhecido por produzir materiais completos, aulas que não servem apenas para a sua efetivação no concurso, mas para a sua vida profissional.

Eu e minha equipe estamos aqui para te oferecer reais oportunidades de efetivação na sua carreira.

 

O meu afeto e enorme dedicação por você. Vamos juntos!

O caminho para a sua efetivação está aqui!

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Pagamento seguro e acesso imediato

Professores reais com conquistas reais

Perguntas frequentes:

R: Suporte pedagógico completo, bônus exclusivos e todos os conteúdos apresentados nesta página.

R: Acesso até 22/07/2024.

R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata

R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso etc. Nos contate através de nossos canais de atendimento, WhatsApp (43) 99104-8686 e e-mail tanalousa@gmail.com. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 07 dias para pedir a devolução do valor pago. As formas de reembolso estão descritas nos Termos de Uso.

R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

R: O Valor de Cashback deste curso é R$30,00 (trinta reais). Esse valor possui uma validade de 180 dias após a compra deste curso. O Cashback só poderá ser utilizado na compra de cursos do Tanalousa. Para qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Garantia incontestável de 7 dias

O prazo de garantia é de 7 (sete) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, dentro desse prazo é possível solicitar o cancelamento do curso e obter o reembolso integral do valor pago.