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  • Interpretação de texto.
    a. Interpretação de texto.
  • Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras. 
    a. Sinônimos e antônimos e Sentido próprio e Figurado.
  • Ortografia oficial. Acentuação.
    a. Ortografia oficial e acentuação gráfica.
  • Pontuação.
    a. Sinais de pontuação.
  • Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações).
    a. Morfologia – Classes de palavras.
  • Concordância verbal e nominal.
    a. Concordância verbal e nominal.
  • Regência verbal e nominal.
    a. Regência verbal e nominal.
  • Colocação pronominal.
    a. Colocação pronominal
  • Crase.
    a. Sinal indicativo de Crase
  • Sintaxe.
    a. Sintaxe
  • Resolução de questões FGV.
    a. Resolução de exercícios (Banca FGV)
  • Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal;
    a. Operações com números naturais e inteiros.
    b. Operações com os números decimais.
    c. Potenciação.
    d. Radiciação.
    e. Frações.
  • Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; 
    a. MMC e MDC.
  • Porcentagem; 
    a. Porcentagem.
  • Razão e proporção; 
    a. Razão e proporção.
  • Regra de três simples ou composta;
    a. Regra de três.
  • Equações do 1º ou do 2º graus; 
    a. Equações de primeiro e segundo grau.
  • Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; 
    a. Grandezas e medidas
  • Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; 
    a. Análise de gráficos e tabelas.
  • Sistema de equações do 1º grau; 
    a. Sistema de equações.
  • Tratamento da informação – média aritmética simples.
    a. Média aritmética – Simples e ponderada.
  • Da Educação
    a. Art. 1°
  • Princípios e Fins da Educação Nacional
    a. Art. 2°
  • Direito à Educação e do Dever de Educar (Arts. 4° a 7°-A)
    a. Arts. 4° e 4°-A
    b. Arts. 5°, 5°-A e 6°
    c. Arts. 7° e 7°-A
  • Organização da Educação Nacional
    a. Arts. 8° a 11
    b. Arts. 12 e 13
    c. Arts. 14, 15 e 90-A
    d. Art. 14-A
    e. Arts. 16 a 18
    f. Art. 19
  • Composição dos Níveis Escolares 
    a. Art. 21
  • Educação Básica – Disposições Gerais
    a. Arts. 22 e 23
    b. Art. 24
    c. Arts. 25 e 26
    d. Arts. 26-A e 79-B
    e. Art. 27 e 28
  • Educação Básica – Educação Infantil
    a. Arts. 29 a 31
  • Educação Básica – Ensino Fundamental
    a. Arts. 32 a 34
  • Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos
    a. Arts. 37 e 38
  • Educação Especial
    a. Arts. 58 a 60
  • Educação Bilíngue de Surdos
    a. Arts. 60-A, 60-B, 78-A, 79-C
  • Profissionais da Educação
    a. Arts. 61 e 62
    b. Arts. 62-A a 67
  • Recursos financeirosa
    a. Arts. 68 a 77
  • Disposições Gerais
    a. Arts. 81 a 86
  • Disposições Transitórias
    a. Arts. 87 a 92
  • Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
    a. Arts. 53 a 59-A
  • Conselho Tutelar
    a. Arts. 131 a 140
  • Dos Direitos e Garantia Fundamentais
    a. Art. 5º
  • Da Administração Pública e Dos Servidores Públicos
    a. Arts. 37 a 41
  • Da Educação
    a. Arts. 205 a 214
    b. Art. 212-A
  • Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso 
    a. Arts. 227 a 229
  • Introdução e Estrutura da Base
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Fundamental – Linguagens e Língua Portuguesa
  • Ensino Fundamental – Arte
  • Ensino Fundamental – Educação Física
  • Ensino Fundamental – Matemática
  • Ensino Fundamental – Ciências da Natureza
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (Geografia)
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (História)
  • BRASIL. Decreto nº 11.556/2023 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
  • BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • BRASIL. Lei Federal nº 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências e Lei Federal nº 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 
  • BRASIL. Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 – Dispõe sobre a língua brasileira de sinais – LIBRAS. 
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 : Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência. Capítulos I e IV.
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • Parecer CNE/CEB nº 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​ 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: educação antirracista: orientações pedagógicas: povos afro-brasileiros. São Paulo: SME/COPED, 2022.
  • São Paulo (SP). Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 11 a 65.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME /COPED, 2021.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: Ensino Fundamental I – parte geral.
  • SÃO PAULO (SP). Instrução Normativa SME nº 52, de 10/12/2021 – Dispõe sobre a organização dos Laboratórios de Educação Digital – LED, e dá outras providências
  • SÃO PAULO (SP). Recomendação CME nº 02/2022 – Diretrizes Gerais para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com abordagem específica na Rede Municipal de São Paulo.
  • SÃO PAULO (SP). Recomendação CME nº 01/2022 – Aprendizagem Híbrida: o Ensino, a Educação, os desafios e as possibilidades.
  • Instrução Normativa SME Nº 26, DE 10/08/2022 – Reorienta o Programa “SÃO PAULO INTEGRAL – SPI” nas escolas Municipais de Educação Infantil- EMEIs, CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CEMEIs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs e nos Centros Unificados – CEUs da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
  • Portaria n° 5930/13, de 14/10/2013 – Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo.
  • ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 35-50, 2009.
  • SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. 
  • CAVALLEIRO, Eliane dos santos Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na Educação Infantil. São Paulo: Contexto, 1998.
  • PANIZZA, M. Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. 
  • SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
  • SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 158-182, 2016.
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. 
  • LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
  • ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013​. 
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e Terra. 2011. 
  • ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2017. 
  • FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da língua escrita. São Paulo: Artes Médicas, 1985. 
  • FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1993. 
  • LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
  • WEISZ, Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999. 
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 
  • MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? 2 ed. São Paulo: Moderna, 2006. 
  • PARRA, C.; SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 
  • FRIEDMANN, A. A vez e a voz das crianças. São Paulo: Panda Books, 2020. 
  • KÁLLÓ, E. K.; BALOG, G. As origens do brincar livre. Coleção 1ª Infância: educar de 0 a 6. Ed: Omnisciência. 1ª Edição, 2017. 
  • LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014. 
  • ULMANN, Anne-Lise; BROUGÈRE, Gilles (orgs.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores associados, 2012. 
  • MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. 
  • BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. 
  • BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
  • BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. 
  • FRADE, Isabel; ARAÚJO, Mônica; GLÓRIA, Julianna. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 57-84, jul./dez. 2018.
  • BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

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R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

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