PREFEITURA DE
POÇOS DE CALDAS/MG

Professor I  – Edital completo.

  • Vagas: 145
  • Carga horária: 30h semanais
  • Remuneração: R$ 3.315,41

Professor II  – Conhecimentos Gerais.

  • Vagas: 30 
  • Carga horária: mínimo de 18 e máximo de 48 horas aula semanais
  • Remuneração: R$ 21,05 (hora-aula)

INSCRIÇÕES: A partir das 10h do dia 19/02/2024 até às 16h do dia 20/03/2024.

Link da inscrição: Clique aqui!

BANCA: IMAM

PROVAS: serão aplicadas no município de Poços de Caldas/MG e/ou nos municípios circunvizinhos, nos dias 21, 27 e 28 de abril de 2024. O dia, horário e local serão definidos no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Tudo sobre esse preparatório

Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.

Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.

Os conteúdos são atualizados de acordo com o edital e postados semanalmente conforme cronograma interno de produção/gravação das videoaulas.

Até 01/07/2024.

O preparatório é organizado por módulos. Veja abaixo:

Veja todos os nossos conteúdos

  • Sentido próprio e sentido figurado. 
  • Funções de linguagem.
  • Texto e discurso: intertextualidade, paródia. 
  • Leitura e interpretação de textos: informações implícitas e explícitas . 
  • Significação contextual de palavras e expressões. 
  • Ponto de vista do autor. 
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Tipologia textual e gêneros discursivos de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos. 
  • Texto e Textualidade: coesão, coerência e outros fatores de textualidade. 
  • Variação linguística: heterogeneidade linguística: aspectos culturais, históricos, sociais e regionais no uso da Língua Portuguesa. 
  • Registros formal e informal da escrita padrão. 
  • Fonética e fonologia: tonicidade, ortografia e acentuação gráfica. 
  • Crase. 
  • Sinais de pontuação como fatores de coesão. 
  • Morfologia: classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições. Conjunções, interjeições, modos e tempos verbais.
  • Análise morfológica. 
  • Sintaxe: frase, oração, período. 
  • Termos da oração. 
  • Coordenação e subordinação. 
  • Análise sintática. 
  • Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 
  • Ortografia oficial–Novo Acordo Ortográfico. 
  • Concordância e regência verbal e nominal, colocação pronominal aplicadas ao texto. 
  • Conjunto dos números naturais: operações, divisibilidade, decomposição de um número natural nos seus fatores primos, múltiplos e divisores,
  • máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois ou mais números naturais.
  • Conjunto dos números inteiros: operações.
  • Conjunto dos números racionais: propriedades, operações, valor absoluto de um número, potenciação e radiciação.
  • O conjunto dos números reais: números irracionais, a reta real, intervalos.
  • Sistema de medida, sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo, 
  • razões, proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais, 
  • regra de três simples e composta, 
  • porcentagem,
  •  juros,
  • equações de 1º grau,
  • sistema de equações. 
  • Cálculo de área e perímetros de figuras planas. 
  • Leitura e identificação de dados apresentados em gráficos e tabela. 
  • Análise combinatória e probabilidade. 
  • A Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF, 2017. 

  • A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (atualizada).

BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.​​ 

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº  20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.​ 

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 01/2000. Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.​ 

  • Projeto Político pedagógico: conceitos e metodologia de elaboração segundo Celso Vasconcelos.

VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005​. 

  • SAEB – Sistema de avaliação da Educação básica: documento de referência/ 2018.

Avaliação em Larga Escala (SAEB) 

  • O Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024).

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 

  • FUNDEB.

BRASIL. Lei Federal nº 14.276 de 27 de dezembro de 2021 – Altera a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).​ 

  • Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência.​ 

  • Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação – MEC 2007. 

Caderno 04 – Currículo e Avaliação – Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.

  • 11.Currículo Referência de Minas Gerais. 
  • Fundamentação das matrizes de avaliação da Educação Básica: estudos e propostas – DAEB/ INEP /2014.
  • PDE/ SAEB – Plano de desenvolvimento da Educação/ 2011.
  • IDEB.
  • Alfabetização e letramento: concepções, pressupostos teóricos e a prática docente, segundo Magda Soares. 

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2013.​ 

  • A Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Ensino Fundamental.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF, 2017. 

  • A Psicogênese da língua escrita e os níveis de escrita.

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. ​

  • Sequências didáticas na perspectiva de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly; O trabalho com os gêneros textuais e a tipologia textual no cotidiano da sala de aula.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. (capítulo 4 – Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento) 

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº  20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.​ 

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 01/2000. Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.​

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.​ 

  • Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

BRASIL, 2001. Resolução CNE/CEB nº 2/2001: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.​ Brasília: MEC, 2001 

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 17/2001 – Diretrizes Curriculares para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, 2001.​ 

  • O Planejamento Escolar segundo José Carlos Libâneo.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994  

  • Alfabetização: a questão dos métodos – Magda Soares e Consciência fonológica.

SOARES. Magda. Alfabetização e Letramento: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

  • Currículo Referência de Minas Gerais.
  • Literatura na hora certa: guias 01,02 e 03 / MEC.
  • Leitura e interpretação de textos: compreensão e interpretação de variados gêneros discursivos. 
  • Informações implícitas e explícitas. 
  • Significação contextual de palavras e expressões. 
  • Ponto de vista do autor. 
  • Linguagem verbal e não verbal.
  • Semântica e estilística: polissemia, sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, hiperonímia, denotação e conotação
  • Sentido e sentido figurado, 
  • Figuras de linguagem. 
  • Funções da linguagem.
  • Texto e discurso: intertextualidade, paródia. 
  • Tipologia textual e gêneros discursivo de circulação social: estrutura composicional; objetivos discursivos do texto; contexto de circulação; aspectos linguísticos. 
  • Texto e textualidade: coesão, coerência, argumentação e intertextualidade. 
  • Linguagem e adequação social: Variedades linguísticas e seus determinantes culturais, sociais, regionais, históricos e individuais. 
  • Registros formal e informal da escrita padrão. 
  • Fonética e fonologia: tonicidade, ortografia e acentuação gráfica. 
  • Crase. 
  • Morfologia: classificação e flexão das palavras, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais.  
  • Análise morfológica. 
  • Sintaxe: frase, oração, período. 
  • Termos da oração. 
  • Coordenação e subordinação. 
  • Análise sintática.  
  • Concordâncias verbal e nominal; 
  • regências verbal e nominal; 
  • colocação pronominal aplicada ao texto. 
  • Sinais de pontuação como fatores de coesão. 
  • Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua. 
  • Ortografia oficial–Novo Acordo Ortográfico. 
  • Conjunto dos números naturais: operações, divisibilidade, decomposição de um número natural nos seus fatores primos, múltiplos e divisores,
  • máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois ou mais números naturais. 
  • Conjunto dos números inteiros: operações.
  • Conjunto dos números racionais: propriedades, operações, valor absoluto de um número, potenciação e radiciação.
  • O conjunto dos números reais: números irracionais, a reta real, intervalos.
  • Sistema de medida, sistema métrico decimal, unidade de comprimento, unidades usuais de tempo,
  • razões, proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais, 
  • regra de três simples e composta,  
  • porcentagem  
  • equações de 1º grau, 
  • sistema de equações. (Sistemas de equações do 1º grau)
  • Cálculo de área e perímetros de figuras planas. (Noções de geometria)
  • Leitura e identificação de dados apresentados em gráficos e tabela.  (Tabelas e gráficos)
  • Análise combinatória e probabilidade.  (Análise combinatória / Probabilidade)
  • A Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF, 2017. 

  • A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (atualizada).

BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.​​ 

  • Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 e Parecer CNE/CEB nº  20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.​ 

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 01/2000. Diretrizes Curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2000.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.​ 

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.

  • Projeto Político pedagógico: conceitos e metodologia de elaboração segundo Celso Vasconcelos.

VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2005​. 

  • SAEB – Sistema de avaliação da Educação básica: documento de referência/ 2018.

Avaliação em Larga Escala (SAEB) 

  • O Plano Nacional de Educação (PNE 2014/2024).

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 

  • FUNDEB.

BRASIL. Lei Federal nº 14.276 de 27 de dezembro de 2021 – Altera a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).​ 

  • Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, que dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 
  • Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nº 13.146/15.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência.​ 

  • Indagações sobre o currículo: currículo e avaliação – MEC 2007. 

Caderno 04 – Currículo e Avaliação – Claudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.

  • Currículo Referência de Minas Gerais. 
  • Fundamentação das matrizes de avaliação da Educação Básica: estudos e propostas – DAEB/ INEP /2014.
  • PDE/ SAEB – Plano de desenvolvimento da Educação/ 2011.
  • IDEB. 
  • Materiais elaborados em conformidade com as especificações do edital.

Sugerimos o uso de fones de ouvido nas aulas para uma melhor experiência.

Olá, meu nome é
Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

Por isso, fiquei conhecido por produzir materiais completos, aulas que não servem apenas para a sua efetivação no concurso, mas para a sua vida profissional.

Eu e minha equipe estamos aqui para te oferecer reais oportunidades de efetivação na sua carreira.

 

O meu afeto e enorme dedicação por você. Vamos juntos!

Tudo isso por um investimento que cabe no seu bolso:

R$300,00

ou em até 12x de R$ 29,94

Pagamento 100% seguro com acesso imediato

Perguntas frequentes:

R: Suporte pedagógico completo, bônus exclusivos e todos os conteúdos apresentados nesta página, com direito às atualizações completas após a publicação do edital desse concurso.

R: Acesso até 01/07/2024.

R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata

R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso etc. Nos contate através de nossos canais de atendimento, WhatsApp (43) 99104-8686 e e-mail tanalousa@gmail.com. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 07 dias para pedir a devolução do valor pago. As formas de reembolso estão explicadas nos Termos de Uso.

R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

R: O Valor de Cashback desse curso é R$30,00 (trinta reais). Esse valor possui uma validade de 180 dias após a compra deste curso. O Cashback só poderá ser utilizado na compra de cursos do Tanalousa. Para qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Garantia incontestável de 7 dias

O prazo de garantia é de 7 (sete) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, dentro desse prazo é possível solicitar o cancelamento do curso e ter o reembolso.