CURSO PRÉ-EDITAL

PREFEITURA DE SÃO PAULO/SP

Diretor de escola

Banca do último Edital: VUNESP

Conhecimentos Gerais

PRÉ-EDITAL

Concurso de acesso:

Último edital: 002/2015

Professor I

SALÁRIO:

R$ 4.023,00 + R$ 850,00 (Auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

02/06/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

Avança SP

SALÁRIO:

R$ 4.023,00 + R$ 850,00 (Auxílio alimentação)

PROVA OBJETIVA:

02/06/2024

CARGA HORÁRIA:

30h semanais

BANCA:

Avança SP

Inscrição no concurso (de 20/03 a 22/04): clique aqui

Com o nosso método, você se efetiva!

Comece a estudar agora e garanta sua vaga!

Conteúdos focados no edital, comunidade de estudos e professores experientes são apenas a ponta do iceberg do que você encontrará aqui!

"Sempre estudei pelo TanaLousa e assumi cargos em Franco da Rocha, Francisco Morato, sempre na primeira chamada. O melhor curso e melhor professor com toda certeza."
van.gui.oliveira
🥰 Se eu gostei de ter estudado com o @tanalousa? Eu amei! A minha tão sonhada classificação chegou!!! Fiz o concurso de adjunto I em Santos e passei. Quero agradecer a toda equipe/suporte/ professor(a) do curso do tá na lousa por toda ajuda, vocês são incríveis. Sobre o curso, foi o melhor investimento que eu fiz na vida, o tá na lousa consegue transformar aqueles conteúdos exaustivos e chatos em algo prazeroso e leves de serem estudados (lidos e assistidos). O prof. Vinicius é sensacional, as aulas dos 'Autores" foram apaixonantes, ele ensina de uma maneira leve e simplificada usando exemplos do nosso dia a dia. De todo o meu ❤️ meu eterno agradecimento, muito obrigada
Gicélia Macau
imag site crianças 02

Tudo sobre esse preparatório

Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materiais de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.

Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.

Após a publicação do edital, os conteúdos serão devidamente atualizados de acordo com as exigências, seguindo o cronograma interno estabelecido para a produção das videoaulas. Importante ressaltar que este serviço não implicará em custos adicionais para aqueles que já efetuaram a compra

Período de acesso: até a data da prova.

O curso é dividido em módulos. Veja abaixo

Veja todos os nossos conteúdos

  • Interpretação de texto;. 
  • Sinônimos e antônimos; Sentido próprio e figurado das palavras. 
  • Sinais de Pontuação. 
  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. 
  • Concordância verbal e nominal. 
  • Regência verbal e nominal. 
  • Colocação pronominal. 
  • Crase.
  • Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Artigos 5º, 37 a 41, 205 a 214, 227 a 229. 
  • Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59 e 131 a 140. 
  • Lei Federal n.º 9.394, de 20/12/1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
  • Lei Federal n.º 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Lei Federal n.º 10.793, de 01/12/2003 – Altera a redação do art. 26, § 3º, e do art. 92 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Federal n.º 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei n.º 9.394/96, modificada pela Lei n.º 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 
  • Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11/09/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 
  • Resolução CNE/CEB nº 5, de 17/12/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • BRASIL. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo. Brasília, DF, 2009; 
  • Decreto n.º 7.611/11 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 
  • BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação de jovens e adultos.  Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2000. 
  • BRASIL. MEC 2004. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial – Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.​​
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.​
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​​
  • BRASIL. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, MEC, 2007. 
  • BRASIL. Decreto nº 11.556/2023 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência.​ 
  • Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI, Capítulo 1, artigos 200 a 211. São Paulo, 1990. 
  • Instrução Normativa SME nº 20, de 26/06/2020 – Estabelece procedimentos para comunicar ao conselho tutelar, vara da infância e juventude os casos de suspeita ou confirmação de violência aos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. 
  • Decreto n.º 57.379 de 13 de outubro de 2016 – Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. 
  • Decreto n.º 54.452/13 – Institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino – Mais Educação São Paulo.  
  • SÃO PAULO. Portaria nº 5.930 de 2013. Regulamenta o Decreto nº 54.452, de 10/10/13, que institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- “Mais Educação São Paulo. 2013. 
  • Decreto nº 54.452, de 10/10/13 – Institui, na Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo- Mais Educação São Paulo.  
  • SÃO PAULO. Lei nº 16.271, de 17/09/2015 – Aprova o Plano Municipal de Educação de São Paulo.
  • Instrução Normativa SME Nº 24, de 04/09/2023 – Amplia a abrangência do Programa “São Paulo Integral – SPI”, instituído pela Portaria SME nº 7.464, de 2015, nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS, Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMS e Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos – EMEBSs da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
  • BONAMINO, Alicia; SOUZA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. 
  • GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.(capítulos 2, 4 e 5) 
  • IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 
  • MANTOAN, Mª Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer? 1ª ed. São Paulo: Summus, 2015.  
  • PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil – gênese e crítica de um conceito. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.(Capítulos 01 e 03) 
  • ROPOLI, Edilene A. et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. 
  • SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.​
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 
  • BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura – caderno III / Antonio Flávio Barbosa Moreira; Vera Maria Candau. Brasília: MEC/SEB, 2008. 
  • BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação – caderno IV / FERNANDES, Claudia de Oliveira, FREITAS, Luiz Carlos de. Brasília, 2008. p. 17-39.
  • LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2009. 
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 
  • HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. 
  • LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F.. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (1ª, 2ª e 4ª parte) 
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 17ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. 
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, nº 12, p. 59 – 73,1999. 
  • MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. 
  • FREIRE.. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. 
  • LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem. Componente do Ato Pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 
  • RANGEL, Mary (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2015.
  • SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015. 
  • SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientação Normativa nº 01: Avaliação Na Educação Infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME/DOT, 2013. 
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  • São Paulo (SP).. Currículo da cidade: educação antirracista: orientações pedagógicas : povos afro-brasileiros. São Paulo: SME / COPED, 2022. 
  • São Paulo (SP). Orientações para atendimento de estudantes: Transtorno do Espectro do Autismo.São Paulo: SME/COPED, 2021. 
  • São Paulo (SP). Educação Integral: Política São Paulo educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020. 
  • São Paulo (SP). Currículo da Cidade: Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019. 
  • São Paulo (SP). Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  1.  
  • Reconhecemos que a resolução de questões é um dos métodos mais eficazes para solidificar o aprendizado. No preparatório de Diretor/SP, além de todas as aulas e materiais oferecidos, proporcionamos acesso a diversos quizzes e simulados com questões de concursos atualizadas e verificadas. Isso possibilita que você avalie seus conhecimentos e consolide os conteúdos estudados de maneira prática. Estudar nunca foi tão fácil e acessível!
  • O preparatório conta ainda com uma comunidade de estudos dinâmica, fomentando a interação entre todos os membros. Isso proporciona a oportunidade de estabelecer conexões mais estreitas com pessoas que compartilham os mesmos objetivos, enriquecendo assim a sua jornada de aprendizado de maneira significativa. Dentro dessa comunidade, além de interagir, você terá acesso diário a dicas de estudos, desafios e conteúdos exclusivos. Oferecemos tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos!

Olá, meu nome é
Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

Por isso, fiquei conhecido por produzir materiais completos, aulas que não servem apenas para a sua efetivação no concurso, mas para a sua vida profissional.

Eu e minha equipe estamos aqui para te oferecer reais oportunidades de efetivação na sua carreira.

 

O meu afeto e enorme dedicação por você. Vamos juntos!

O caminho para a sua efetivação está aqui!

Estude com quem já aprovou mais de 10 mil alunos!

Tempo até a sua aprovação:

Dias
Horas
Min
Seg

Pré-Edital Diretor de escola/sp

Por apenas 12x de:

R$

26,95

/mês

ou R$ 270,00 à vista

Pagamento seguro e acesso imediato

Professores reais com conquistas reais

Perguntas frequentes:

R: Suporte pedagógico completo, bônus exclusivos e todos os conteúdos apresentados nesta página.

R: Acesso até a data da prova.

R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata

R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso etc. Nos contate através de nossos canais de atendimento, WhatsApp (43) 99104-8686 e e-mail atendimento@tanalousacursos.com.br. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 07 dias para pedir a devolução do valor pago. As formas de reembolso estão descritas nos Termos de Uso.

R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

R: O Valor de Cashback deste curso é R$30,00 (trinta reais). Esse valor possui uma validade de 180 dias após a compra deste curso. O Cashback só poderá ser utilizado na compra de cursos do Tanalousa. Para qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Garantia incontestável de 7 dias

O prazo de garantia é de 7 (sete) dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, dentro desse prazo é possível solicitar o cancelamento do curso e obter o reembolso integral do valor pago.