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Concurso PEIF/SP
Prova Nacional Docente(CNU)
+ Prova Prática

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Veja abaixo o que você vai receber para transformar o seu esforço em aprovação, garantindo sua vaga e a tão sonhada estabilidade.

Língua Portuguesa

  • Interpretação de texto.
  • Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras. 
  • Ortografia oficial. Acentuação.
  • Pontuação.
  • Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações).
  • Concordância verbal e nominal.
  • Regência verbal e nominal.
  • Colocação pronominal.
  • Crase.
  • Sintaxe.
    1.  

CNU-PND: Questões dissertativas

  • Aulas teóricas e práticas, de acordo com a proposta do Enade. Caso o novo edital modifique a proposta, o preparatório será automaticamente atualizado.

Base Nacional Comum Curricular

  • Introdução e Estrutura da Base
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Fundamental – Linguagens e Língua Portuguesa
  • Ensino Fundamental – Arte
  • Ensino Fundamental – Educação Física
  • Ensino Fundamental – Matemática
  • Ensino Fundamental – Ciências da Natureza
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (Geografia)
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (História)
  • Simulados de BNCC

Legislação, Publicações e Decretos Federais

  • BRASIL. Decreto nº 11.556/2023 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
  • BRASIL. Lei Federal nº 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências e Lei Federal nº 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 : Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência. Capítulos I e IV.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
  • Brasil. Decreto 7.611/2011 – Dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e dá outras providências.​

Lei nº 9.394/96 - LDB

  • Da Educação
  • Princípios e Fins da Educação Nacional
  • Direito à Educação e do Dever de Educar 
  • Organização da Educação Nacional
  • Composição dos Níveis Escolares 
  • Educação Básica – Disposições Gerais
  • Educação Básica – Educação Infantil
  • Educação Básica – Ensino Fundamental
  • Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Educação Bilíngue de Surdos
  • Profissionais da Educação
  • Recursos financeiros
  • Disposições Gerais
  • Disposições Transitórias

Lei Federal nº 8.069/90 - ECA

  • Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
  • Conselho Tutelar

Constituição Federal

  • Dos Direitos e Garantia Fundamentais
    a.Art. 5º
  • Da Administração Pública e Dos Servidores Públicos
    a.Arts. 37 a 41
  • Da Educaçãoa
    a.Arts. 205 a 214
    b.Art. 212-A
  • Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso 
    a.Arts. 227 a 229

Diretrizes do Conselho Nacional de Educação

  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • Parecer CNE/CEB nº 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​

Todos os conteúdos estão de acordo com a Prova Nacional Docente. Além disso, há no preparatório módulos de atualização com novas aulas e novos materiais, toda semana.

Conteúdos Pedagógicos Gerais

  • A metodologia viabilizando a aprendizagem
  • A resolução de problemas e a prática pedagógica
  • Ação da escola, protagonismo juvenil e cidadania
  • Acesso, permanência e inclusão
  • As juventudes brasileiras
  • Ciclos de aprendizagem, avaliação qualitativa e portifólio
  • Conselho escolar – conselho de escola
  • Cotidiano escolar – relações de poder na escola
  • Educação integral e de tempo integral
  • Educação, sociedade e trabalho
  • Educação: comunidade escolar e contextos institucionais e sociocultural
  • Ensino híbrido
  • Formação docente: aspectos legais e conceituais
  • Função social da escola
  • Gestão escolar e gestão democrática
  • Ideb – índice de desenvolvimento da educação básica
  • Modalidades ou concepções de educação
  • Multiculturalismo, interculturalidade e diversidade (antropologia da educação)
  • Observação de sala de aula
  • Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica
  • Pensamento e linguagem (Piaget e Vygotsky)
  • Políticas educacionais no Brasil
  • Psicologia da educação e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
  • Relação escola-comunidade
  • Temas transversais
  • Tendências pedagógicas na prática escolar
  • Uso de tecnologias da informação e da comunicação em processos educacionais
  • Avaliação da aprendizagem.
  • Avaliação e a recuperação da aprendizagem.
  • Didática
  • Metodologias ativas de ensino
  • Planejamento e organização do trabalho pedagógico
  • Planejamento participativo
  • Projeto político-pedagógico
  • Projeto político-pedagógico e Regimento escolar
  • Teorias da aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem – Emilia Ferreiro
  • Teorias da aprendizagem – Demerval Saviani
  • Teorias da aprendizagem – Paulo Freire
  • Teorias da aprendizagem – Piaget 
  • Teorias da aprendizagem – Skinner 
  • Teorias da aprendizagem – Teoria das múltiplas inteligências 
  • Teorias da aprendizagem – Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem – Vygotsky 
  • Teorias da aprendizagem – Wallon

Conteúdos Pedagógicos Específicos

  • A infância e sua singularidade na educação básica
  • O processo de socialização da criança
  • Processos de ensino-aprendizagem
  • Projetos de ensino nas séries iniciais
  • Processo de avaliação: alfabetização e letramento.
  • Avaliação na educação infantil
  • Planejamento na educação infantil
  • Planejamento e avaliação no processo educativo no ensino fundamental
  • Eixos temáticos de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita, produção textual, valorização da cultura escrita, alfabetização, letramento, gêneros textuais, orais e escritos.
  • Leitura, escrita e letramento.
  • O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem.
  • Reflexões sobre alfabetização (Emília Ferreiro)
  • Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever (Magda Soares)

CNU-PND: Educação antirracista e para as relações étnico-racionais

  • Do silêncio do lar ao silêncio escolar (Eliane Cavalleiro) 
  • Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial (Hédio Silva)
  • Currículo da Cidade de São Paulo – Educação antirracista 
  • Lei Federal n° 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial
  • Racismo e anti-racismo na educação (Eliane Cavalleiro)
  • Racismo Estrutural (Silvio Almeida) 
  • BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Nesse momento, a expectativa é que a Prova Prática cobre a elaboração de uma plano de aula e/ou apresentação de uma aula, provavelmente, gravada. Será muito importante estudar, também, os Cadernos do Currículo da Cidade, que serão a base desse plano e da apresentação

Prova prática e Conteúdos Municipais

  • São Paulo (SP). Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 11 a 65.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME /COPED, 2021.
  • São Paulo (SP). Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015
  • São Paulo (SP). Orientação normativa nº 01: avaliação na educação infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME / DOT, 2014.
  • São Paulo (SP). Educação Integral: Política São Paulo educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). Orientação Normativa de registros na Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015.
  • São Paulo (SP). Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2016.
  • São Paulo (SP). Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 3).
  • São Paulo (SP). Orientações para atendimento de estudantes: Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: SME/COPED, 2021.
  • Interpretação de texto.
  • Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras. 
  • Ortografia oficial. Acentuação.
  • Pontuação.
  • Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações).
  • Concordância verbal e nominal.
  • Regência verbal e nominal.
  • Colocação pronominal.
  • Crase.
  • Sintaxe.
      1.  
  • Videoaulas que facilitam o entendimento e a resolução de questões dissertativas no formato da prova.
  • Da Educação
    a.Art. 1°
  • Princípios e Fins da Educação Nacional
    a.Art. 2°
  • Direito à Educação e do Dever de Educar (Arts. 4° a 7°-A)
    a.Arts. 4° e 4°-Aa
    b.Arts. 5°, 5°-A e 6°
    c.Arts. 7° e 7°-A
  • Organização da Educação Nacional
    a.Arts. 8° a 11
    b.Arts. 12 e 13
    c.Arts. 14, 15 e 90-A
    d.Art. 14-A
    e.Arts. 16 a 18
    f.Art. 19
  • Composição dos Níveis Escolares 
    a.Art. 21
  • Educação Básica – Disposições Gerais
    a.Arts. 22 e 23
    b.Art. 24
    c.Arts. 25 e 26
    d.Arts. 26-A e 79-B
    e.Art. 27 e 28
  • Educação Básica – Educação Infantil
    a.Arts. 29 a 31
  • Educação Básica – Ensino Fundamental
    a.Arts. 32 a 34
  • Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos
    a.Arts. 37 e 38
  • Educação Especial
    a.Arts. 58 a 60
  • Educação Bilíngue de Surdos
    a.Arts. 60-A, 60-B, 78-A, 79-C
  • Profissionais da Educação
    a.Arts. 61 e 62
    b.Arts. 62-A a 67
  • Recursos financeiros
    a.Arts. 68 a 77
  • Disposições Gerais
    a.Arts. 81 a 86
  • Disposições Transitórias
    a.Arts. 87 a 92
  • Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
    a.Arts. 53 a 59-A
  • Conselho Tutelar
    a.Arts. 131 a 140
  • Dos Direitos e Garantia Fundamentais
    a.Art. 5º
  • Da Administração Pública e Dos Servidores Públicos
    a.Arts. 37 a 41
  • Da Educaçãoa
    a.Arts. 205 a 214
    b.Art. 212-A
  • Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso 
    a.Arts. 227 a 229
  • Introdução e Estrutura da Base
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Fundamental – Linguagens e Língua Portuguesa
  • Ensino Fundamental – Arte
  • Ensino Fundamental – Educação Física
  • Ensino Fundamental – Matemática
  • Ensino Fundamental – Ciências da Natureza
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (Geografia)
  • Ensino Fundamental – Ciências Humanas (História)
  • Simulados de BNCC
  • BRASIL. Decreto nº 11.556/2023 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
  • BRASIL. Lei Federal nº 10.639, de 09/01/2003 – Altera a Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências e Lei Federal nº 11.645, de 10/03/2008 – Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 
  • BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 : Linha de Base. – Brasília, DF : Inep, 2015. 404 p​.​ 
  • BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência. Capítulos I e IV.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
  • Brasil. Decreto 7.611/2011 – Dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e dá outras providências.​
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02/2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
  • Parecer CNE/CEB nº 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.​ 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 04/2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 
  • BRASIL. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.​
  • A infância e sua singularidade na educação básica
  • A metodologia viabilizando a aprendizagem
  • A resolução de problemas e a prática pedagógica
  • Ação da escola, protagonismo juvenil e cidadania
  • Acesso, permanência e inclusão
  • As juventudes brasileiras
  • Ciclos de aprendizagem, avaliação qualitativa e portifólio
  • Conselho escolar – conselho de escola
  • Cotidiano escolar – relações de poder na escola
  • Educação integral e de tempo integral
  • Educação, sociedade e trabalho
  • Educação: comunidade escolar e contextos institucionais e sociocultural
  • Ensino híbrido
  • Formação docente: aspectos legais e conceituais
  • Função social da escola
  • Gestão escolar e gestão democrática
  • Ideb – índice de desenvolvimento da educação básica
  • Modalidades ou concepções de educação
  • Multiculturalismo, interculturalidade e diversidade
  • Observação de sala de aula
  • O processo de socialização da criança
  • Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica
  • Pensamento e linguagem (Piaget e Vygotsky)
  • Políticas educacionais no brasil
  • Processos de ensino-aprendizagem
  • Projetos de ensino nas séries iniciais
  • Psicologia da educação e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem
  • Relação escola-comunidade
  • Temas transversais
  • Tendências pedagógicas na prática escolar
  • Uso de tecnologias da informação e da comunicação em processos educacionais
  • Avaliação da aprendizagem.
  • Avaliação e a recuperação da aprendizagem.
  • Processo de avaliação: alfabetização e letramento.
  • Avaliação na educação infantil
  1. Didática
  2. Metodologias ativas de ensino
  • Planejamento e organização do trabalho pedagógico
  • Planejamento participativo
  • Planejamento na educação infantil
  • Planejamento e avaliação no processo educativo no ensino fundamental
  • Projeto político-pedagógico
  • Projeto político-pedagógico e Regimento escolar
  • Teorias da aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem – Emilia Ferreiro
  • Teorias da aprendizagem – Demerval Saviani
  • Teorias da aprendizagem – Paulo Freire
  • Teorias da aprendizagem – Piaget 
  • Teorias da aprendizagem – Skinner 
  • Teorias da aprendizagem – Teoria das múltiplas inteligências 
  • Teorias da aprendizagem – Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
  • Teorias da aprendizagem – Vygotsky 
  • Teorias da aprendizagem – Wallon
  • Do silêncio do lar ao silêncio escolar (Eliane Cavalleiro) 
  • Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial (Hédio Silva)
  • Currículo da Cidade de São Paulo – Educação antirracista 
  • Lei Federal n° 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial
  • Racismo e anti-racismo na educação (Eliane Cavalleiro)
  • Racismo Estrutural (Silvio Almeida) 
  • BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • Eixos temáticos de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita, produção textual, valorização da cultura escrita, alfabetização, letramento, gêneros textuais, orais e escritos.
  • Leitura, escrita e letramento.
  • O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem.
  • Reflexões sobre alfabetização (Emília Ferreiro)
  • Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever (Magda Soares)
  • Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições (Cipriano Luckesi)
  • A prática educativa – como ensinar (Antoni Zabala)
  • Didática (José Carlos Libâneo)
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação (Lilian Bacich)
  • São Paulo (SP). Currículo da Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 11 a 65.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: Povos indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: SME/COPED, 2019.
  • São Paulo (SP). Currículo da cidade: povos migrantes: orientações pedagógicas. São Paulo: SME /COPED, 2021.
  • São Paulo (SP). Currículo integrador da infância paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015
  • São Paulo (SP). Orientação normativa nº 01: avaliação na educação infantil: aprimorando os olhares. São Paulo: SME / DOT, 2014.
  • São Paulo (SP). Educação Integral: Política São Paulo educadora. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). Orientação Normativa de registros na Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. São Paulo: SME/DOT, 2015.
  • São Paulo (SP). Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2016.
  • São Paulo (SP). Conhecer para proteger: enfrentando a violência contra bebês, crianças e adolescentes. São Paulo: SME/COPED, 2020.
  • São Paulo (SP). Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 3).
  • São Paulo (SP). Orientações para atendimento de estudantes: Transtorno do Espectro do Autismo. São Paulo: SME/COPED, 2021.

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Olá, meu nome é Vinícius Reccanello de Almeida

Graduado em Direito e em Pedagogia, nos últimos 12 anos trabalhando com concursos de Carreiras Educacionais, o que posso dizer é: meu compromisso sempre foi com a sua aprovação!

 

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R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará arquivos em PDF, os quais são materiais de apoio esquematizados para que você possa imprimir os conteúdos da aula. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.

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