QUIZ | Paulo Freire: teste os seus conhecimentos sobre o educador!
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Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, pesquisador, escritor e educador brasileiro. Publicou mais de 40 livros e é um dos teóricos mais cobrados em concursos públicos da área educacional.
O quanto você sabe sobre Paulo Freire? Agora é a hora de testar!
QUIZ | PAULO FREIRE ✔️
1) (CS-UFG) Leia o excerto.
Uma verdadeira filosofia da educação não poderá fundar-se apenas em ideias. Tem de identificar-se com o contexto a que vai se aplicar o seu agir educativo. Tem de ter consciência crítica do contexto – dos seus valores em transição –, somente como pode interferir neste contexto, para que dele também não seja uma escrava.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
Neste trecho, Paulo Freire se refere à relação entre:
A)educação e sociedade.
B)conteúdo e metodologia.
C)método e epistemologia.
D)educação e subjetividade.
2) (FUNDEP) Freire (1996, p. 102) frisa que “ensinar é uma especificidade humana” e, para isso, esse ato tem seus saberes indispensáveis para a prática docente.
Sobre esses saberes, conforme as ideias do autor, pode-se afirmar que a(o)
A)segurança para se exercer a autoridade docente independe da sua competência profissional.
B)reinvenção do ser humano no processo de aprendizagem de sua autonomia é fundamental nas relações entre educador e educando, entre autoridade e liberdades.
C)educação é considerada neutra, indiferente à reprodução da ideologia dominante ou ao seu desmascaramento.
D)saber escutar exige de quem realmente escuta sua redução ao outro que fala.
3) (CESPE/CEBRASPE)
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).
A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.
Para que se desenvolva a leitura, a escrita, a reflexão, a aprendizagem e a pesquisa autônoma, são importantes as relações de afetividade, confiança, empatia e respeito entre professores e alunos. Assim, os educadores devem permitir que tais sentimentos interfiram no cumprimento ético de seu dever de professor.
( )Certo
( )Errado
4) (CESPE/CEBRASPE) Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.
A partir da elaboração, por Paulo Freire, do relatório A Educação de Adultos e as Populações Marginais: o Problema dos Mocambos, introduziu-se, no país, uma nova maneira de abordar a alfabetização de adultos.
( )Certo
( )Errado
5) (CESPE/CEBRASPE) Costuma-se definir aprendizagem como mudança de comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem, relativos às teorias da aprendizagem.
6) (CONSULPLAN) Conforme a teoria de Paulo Freire, é papel da escola formar a consciência política do aluno através da problematização da realidade, das relações sociais do homem com a natureza e outros homens, visando sua atuação e transformação social. A tendência pedagógica à luz da teoria de Freire é:
A)Progressista Libertária.
B)Progressista Histórico-crítica.
C)Progressista Libertadora.
D)Liberal Tecnicista.
E)Liberal Escola Nova.
7) (IF-MS) Toda proposta pedagógica traz em seu bojo pressuposições e proposições filosóficas. Mesmo que esses fundamentos nem sempre estejam explícitos, eles sempre existem. A Pedagogia da Libertação tem como pressuposto a ideia de libertação completa do homem. Assinale a alternativa que corresponde ao pensador dessa proposta.
A)Anísio Teixeira.
B)Lourenço Filho.
C)Paulo Freire.
D)Dermeval Saviani.
E)Pierre Bourdieu.
8) (IF-MS) Para a superação da educação bancária, Paulo Freire (2005) preconizou um processo de ensino e aprendizagem pautado na superação da relação opressor-oprimido, configurando uma visão ampla da educação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42.ª edição.
Assinale a alternativa que se relaciona a essa forma de conceber a educação.
A)A aprendizagem consiste em adquirir informações e demonstrações transmitidas.
B)A educação é um produto baseado em modelos pré-estabelecidos, estruturado na transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.
C)O processo de educação deverá assegurar a transmissão de conhecimentos, comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do ambiente cultural, social etc.
D)A verdadeira educação consiste numa ação problematizadora, libertadora.
E)O ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.
9) (IF-SP) A obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” está dividida em três capítulos: “Não há docência sem discência”; “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”. Com isso o autor apresenta, analisa e discute uma série de características, conceitos e fundamentos sobre o ato de ensinar.
Assinale a alternativa que contemple de forma correta alguns dos pressupostos desta obra sobre o ato de ensinar:
A)Uma das tarefas primordiais dos educadores é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis, isto é, a preocupação central da práxis pedagógica é a transmissão e assimilação de conteúdos para os sujeitos das classes populares. Afinal, esses sujeitos somente poderão superar a ingenuidade e ignorância por meio da apropriação dos conteúdos técnicos.
B)Ensinar exige criticidade e pesquisa. Assim, para aproximar o mundo do conhecimento das classes trabalhadoras é preciso abandonar e negar o senso comum de modo a superar a visão ingênua para construir, por meio da ciência, a visão crítica, capaz de questionar as relações sociais.
C)É possível e desejável que os estudantes das classes trabalhadoras se tornem leitores críticos da realidade, a partir dos ensinamentos dos professores. O educador estabelece com o educando uma relação educador-educando no qual o conhecimento advém daquele que já percorreu uma trajetória acadêmica, isto é, o educador. Cabe ao educador instigar a curiosidade crítica para que o educando seja capaz de superar a realidade imediata.
D)Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo.
10) (IF-SP) Freire (2011, p.49) aponta que “o clima do pensar certo não tem nada a ver com o das fórmulas pré-estabelecidas, mas seria a negação do pensar certo se pretendêssemos forjá-lo na atmosfera da licenciosidade ou do espontaneísmo”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre “pensar certo” e “método” para Freire (2011):
A)Não há pensar certo sem considerar o materialismo histórico-dialético.
B)O método escolhido pelo sujeito determina seu pensar certo.
C)Sem rigorosidade metodológica não há pensar certo.
D)O pensar certo é possível a partir do método que lhe confere veracidade.
11) (PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO-RJ) Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia da autonomia”, elege como saber necessário à prática educativa compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Essa intervenção exige do professor:
A)compreender que é seu dever se posicionar de forma imparcial e neutra, priorizando o puro ensino dos conteúdos.
B)perceber que toda prática pedagógica inevitavelmente só atua como reprodutora da ideologia dominante.
C)considerar tão importante o ensino dos conteúdos quanto o seu testemunho ético ao ensiná-los.
D)adotar uma postura de autoridade e segurança que deixe claro para o aluno a supremacia do saber docente.
12) (IDECAN) Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como
A)uma forma de afastar a transformação da sociedade, independentemente de sua legitimidade e adequabilidade a outros valores, como liberdade, igualdade ou justiça.
B)algo além da liberdade de pensar por si, pois envolve a capacidade de agir, o que exige um homem consciente e ativo, sendo por isso que o homem ativo é contrário ao homem autônomo.
C)condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação.
D)algo que deve ser conquistado, construído a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, sem preocupação com a emancipação humana.
E)um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à ideia de dignidade e a de o ser humano ser espontaneamente autônomo.
13) (FUNRIO) Na concepção de Educação Bancária de Paulo Freire, a relação professor-aluno é uma relação que se estabelece a partir da ideia de que os educandos são transformados em recipientes a serem cheios e na qual o educador
A)se mantém em posições fixas e invariáveis, sendo sempre o que doa seu saber ao ignorante.
B)se antagoniza com a figura daquele que tudo sabe e que salvará da ignorância os sujeitos oprimidos.
C)desaliena o outro da ignorância e da opressão político-ideológica.
D)oprime o educando de forma bancária, seletiva e excludente.
E)deposita conhecimentos e valores para a libertação dos educandos.
14) (CESGRANRIO) A pedagogia proposta por Paulo Freire acredita numa educação capaz de contribuir para a transformação das pessoas e da sociedade.
Desse modo, os aspectos relacionados à pedagogia freiriana são os seguintes:
A)exposição verbal; conteúdos predefinidos; adequação à realidade; relações verticais; aprendizagem como acumulação de conhecimentos.
B)exposição verbal; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem informal e livre.
C)diálogo como método; temas geradores; conteúdos socialmente relevantes; relações autogestionadas; aprendizagem informal.
D)diálogo como método; temas geradores; problematização da realidade; relação horizontal; aprendizagem como construção coletiva.
E)diálogo como método; conteúdos predefinidos; problematização da realidade; relações verticais; aprendizagem como construção coletiva.
15) (VUNESP)O educador deve respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, o que leva à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais esse saber vira palavreado vazio e inoperante.
(Paulo Freire)
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que melhor atende ao proposto por Freire:
A)O educador respeita a dignidade do aluno quando deixa de considerar o conhecimento que o aluno traz consigo, porque quer que o aluno aprenda o que ele ensina.
B)Ao educador cabe impor sua vontade ao aluno, para fazer com que o aluno compreenda o seu papel nessa relação em sala de aula.
C)O educador deve falar em democracia e liberdade para ensinar ao aluno o seu sentido e entender a obediência que deve à vontade do professor.
D)O educador com atuação engajada na formação de educandos procura conhecer as condições sociais, culturais e econômicas de seus alunos e de sua família
E)O educador que se preocupa com o processo de aprendizagem do seu aluno utiliza seu tempo para ensinar e não desvia sua atenção para o contexto social do aluno.
GABARITO ✔️
1) A
2) B
3) ERRADO
4) CERTO
5) CERTO
6) C
7) C
8) D
9) D
10) C
11) C
12) C
13) A
14) D
15) D
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 4: precisa melhorar!
5 a 9: tá ok, mas dá pra ser melhor!
10 a 12: opa, tá muito bom!
13 a 15: uau, você é GENIAL!
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
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