QUIZ | Educação Especial: teste seus conhecimentos!
QUIZ | Educação Especial: teste seus conhecimentos!
O que é Educação Especial?
A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa garantir o acesso à educação de qualidade para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Ela se baseia na igualdade de oportunidades e no respeito às diferenças, buscando atender às necessidades específicas de cada aluno.
Educação Especial na Rede Regular de Ensino
A Educação Especial deve ser oferecida preferencialmente nas escolas regulares, com o objetivo de promover a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Isso significa que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, devem ter o direito de aprender juntos, em um ambiente acolhedor e que valorize a diversidade.
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Os alunos com necessidades especiais têm direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que complementa a educação regular e oferece suporte específico para cada caso. O AEE pode ser oferecido na própria escola regular, em centros especializados ou em outras instituições conveniadas.
Vamos testar seus conhecimentos? Participe do quiz abaixo!
QUIZ ✔️
1) A Lei nº 13.146/2015, ao entrar em vigor, representa um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no âmbito escolar, garantindo às crianças em idade pré-escolar:
A) que elas frequentem escolas que visem atender as suas necessidades educacionais especiais.
B) material pedagógico exclusivo aos estudantes com deficiência, visando ao favorecimento de seu desenvolvimento social.
C) o atendimento em dificuldades e problemas de socialização no âmbito escolar e familiar
D) que o Professor de Educação Infantil adote práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento linguístico, cultural e vocacional dos estudantes com deficiência.
E) a reintegração na sociedade, dependendo do tipo de deficiência que essa criança apresenta.
2)Em relação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A pessoa com deficiência não está obrigada à fruição de benefícios decorrentes de ação afirmativa.
II. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotante ou adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III. A pessoa com deficiência somente será atendida sem seu consentimento prévio, livre e esclarecido em casos de risco de morte e de emergência em saúde, resguardado seu superior interesse e adotadas as salvaguardas legais cabíveis.
IV. As frotas de empresas de táxi devem reservar 10% (dez por cento) de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas I, III e IV.
E) I, II, III e IV.
3) João é uma criança cuja fala e mobilidade, em consequência de lesões neurológicas, foram gravemente comprometidas. As opções a seguir exemplificam corretamente iniciativas tomadas pela escola de João para se adequar ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Adaptar o ambiente escolar para garantir o acesso a todos os espaços de estudo, esporte e lazer.
B) Disponibilizar professores para atendimento educacional especializado.
C) Desenvolver atividades que focalizem o potencial do aluno com deficiência, ao invés de suas limitações.
D) Convidar a família do aluno com deficiência a participar das diversas atividades da comunidade escolar.
E) Criar uma turma separada para os alunos com deficiência, com o objetivo de fornecer atendimento personalizado.
4) Tendo como referência o Decreto nº 7.611/2011, que dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado (AEE), assinale a alternativa incorreta.
A)Um dos objetivos do AEE é fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.
B)O AEE é prestado na forma complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, ou na forma suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.
C)A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização do seu público-alvo.
D)Cabe ao Estado disciplinar os requisitos, as condições de participação e os procedimentos para apresentação de demandas para apoio técnico e financeiro direcionado ao AEE.
5) O decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Para fins deste Decreto, considera-se público-alvo da educação especial, EXCETO:
A)Pessoas com deficiência.
B)Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
C)Pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
D)Pessoas com altas habilidades ou superdotação.
6) A Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, que instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, prevê que
A)a educação especial é formada por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais, ofertados em classes especiais, nas quais o professor desenvolva o currículo mediante adaptações.
B)incluem-se, entre os educandos com necessidades educacionais especiais, os que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem não vinculadas a uma causa orgânica específica.
C)são considerados professores especializados em educação especial aqueles que comprovem que foram incluídos conteúdos sobre educação especial em sua formação de nível médio ou superior.
D)o atendimento educacional especializado dos alunos que apresentem necessidades educacionais especiais terá início nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
7) A Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001 – Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, destaca que a educação especial, como modalidade da Educação Básica, considerará
A)as individualidades e especificidades dos educandos, público alvo da educação especial, considerando a idade cognitiva e cronológica para a adaptação do educando ao grupo.
B)as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos.
C)os tempos e ritmos escolares dos educandos com deficiência, pautados em princípios éticos e políticos para definição das estratégias para acesso ao currículo e adaptação ao ambiente escolar.
D)o diagnóstico da deficiência para considerar as singularidades e especificidades de cada caso, visando ao desenvolvimento e à aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial.
E)as possibilidades de permanência na sala comum ou sala especial em acordo com o proposto na legislação vigente, respeitando a organização familiar e os relatórios pedagógicos.
8) De acordo com a Resolução CNE / CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001, a qual instituiu Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, há critérios para se considerar um professor capacitado para atuar em classes comuns com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Essa consideração engloba aqueles professores que comprovem que, em sua formação de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos sobre educação especial adequados ao desenvolvimento de competências e valores. Isso possibilita
A)enrijecer a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento, de modo que os estudantes com necessidades especiais se adéquem ao processo.
B)avaliar esporadicamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais.
C)atuar de forma individualizada, sem parceria com professores especializados em educação especial.
D)perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva.
9)A Resolução CNE/CEB n. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:
A) substituir a formação do aluno em sala de aula comum pela disponibilização, em Salas de Recursos Multifuncionais, de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
B) complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
C) reforçar os conteúdos trabalhados na sala de aula comum.
D) promover adaptações curriculares para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
E) garantir condições de igualdade no acesso ao conhecimento por parte dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
10)Conforme a Resolução CNE/CEB n° 04/2009, é correto afirmar que:
A) os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência unicamente nos centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
B) a Educação Especial se realiza na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio em função das características de seu público-alvo.
C) o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado, prioritariamente, nas salas de aula comuns da própria escola, no turno inverso da escolarização.
D) o Atendimento Educacional Especializado (AEE) substitui as classes comuns e pode ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública.
E) a Educação Especial, em casos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos de forma complementar ou suplementar.
GABARITO ✔️
1) D
2) E
3) E
4) D
5) B
6) B
7) B
8) D
9) B
10) E
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 3: precisa melhorar!
4 a 6: tá ok, mas dá pra ser melhor!
7 a 8: opa, tá muito bom!
9 a 10: uau, você é GENIAL!
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
Comente abaixo a sua pontuação!
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A Educação Especial é um campo em constante evolução, com novas pesquisas e práticas sendo desenvolvidas a todo momento. Por isso, é fundamental que os professores se mantenham atualizados sobre essa área, a fim de garantir que seus alunos com necessidades especiais recebam o melhor atendimento possível.
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