Educação Infantil na BNCC: um guia prático!
Educação Infantil na BNCC: um guia prático!
A BNCC E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é de extrema importância para os profissionais que atuam na Educação Infantil. A BNCC serve como um guia essencial para o planejamento educacional, fornecendo diretrizes claras sobre os objetivos de aprendizado em cada etapa. Isso possibilita que os educadores criem atividades e experiências alinhadas com essas metas, promovendo o desenvolvimento completo das crianças, incluindo aspectos cognitivos, socioemocionais e motores.
Além disso, a compreensão da BNCC permite a adaptação das práticas educacionais ao contexto local, respeitando a diversidade cultural e regional. Ela também melhora a qualidade das avaliações, permitindo que os educadores monitorem o progresso das crianças de maneira mais eficaz e significativa, de acordo com os padrões estabelecidos. A BNCC também fortalece a parceria com as famílias, pois os educadores podem explicar de forma informada os objetivos educacionais aos pais.
Ao orientar a formação profissional contínua, a BNCC auxilia os educadores a se atualizarem e aprimorarem suas práticas pedagógicas. Além disso, essa base comum de conhecimentos e habilidades em todo o país garante uma educação mais padronizada e equitativa, preparando as crianças de maneira mais eficaz para os desafios futuros. Em síntese, a BNCC desempenha um papel fundamental ao promover uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento das crianças e na igualdade de oportunidades educacionais.
OBJETIVOS E DIREITOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na Educação Infantil, os objetivos e direitos de aprendizagem são definidos com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses objetivos e direitos são essenciais para garantir uma educação de qualidade para as crianças de zero a cinco anos de idade.
O que são os objetivos e direitos de aprendizagem?
Os objetivos de aprendizagem na Educação Infantil referem-se aos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que as crianças devem desenvolver ao longo dessa etapa da educação básica.
Já os direitos de aprendizagem são os princípios que devem orientar o trabalho pedagógico nessa fase, garantindo que as crianças tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade.
Direitos de aprendizagem na Educação Infantil
De acordo com a BNCC, as crianças têm direito a:
➡️ Conviver
As crianças têm o direito de conviver em ambientes saudáveis, inclusivos e diversificados, onde possam interagir com outras crianças, com adultos e com o meio que as cerca. Essa convivência contribui para o desenvolvimento social, a construção de vínculos afetivos e a valorização da diversidade.
➡️ Brincar
O brincar é essencial na Educação Infantil, pois proporciona às crianças oportunidades de explorar, experimentar, criar e se expressar. Ao brincarem, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais, além de ampliarem sua criatividade e capacidade de resolver problemas.
➡️ Participar
As crianças têm o direito de participar ativamente das atividades propostas, sendo ouvidas e valorizadas em suas contribuições. A participação possibilita o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de fazer escolhas e do respeito às regras e normas estabelecidas em grupo.
➡️ Explorar
As crianças têm o direito de explorar diversos ambientes, materiais e linguagens. A exploração possibilita a construção de conhecimentos sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre os diferentes modos de ler, escrever, calcular, entre outras linguagens.
➡️ Expressar
As crianças têm o direito de se expressar de diferentes formas, seja verbalmente, por meio do desenho, da música, do movimento ou de outras linguagens. A expressão possibilita a comunicação, a construção de significados e a manifestação das emoções e das ideias das crianças.
➡️ Conhecer-se
As crianças têm o direito de se conhecer, se reconhecer e serem conhecidas pelos outros. Esse conhecimento de si mesmas e do outro contribui para o desenvolvimento da identidade, da autoestima e da empatia.
Considerações finais
Os objetivos e direitos de aprendizagem na Educação Infantil são fundamentais para garantir uma educação de qualidade e para promover o desenvolvimento integral das crianças. É responsabilidade dos educadores e das instituições educacionais proporcionar ambientes e práticas pedagógicas que respeitem e promovam esses direitos, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças nessa fase tão importante da vida.
ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A organização do currículo na Educação Infantil é de extrema importância para proporcionar uma educação de qualidade às crianças na primeira etapa da educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que orienta a organização do currículo nessa fase, estabelecendo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que todas as crianças têm direito.
Etapas de desenvolvimento infantil
O currículo da Educação Infantil deve levar em consideração as diferentes etapas do desenvolvimento infantil. Segundo a BNCC, essas etapas são divididas em três grupos etários: crianças de 0 a 1 ano e 6 meses, crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e crianças de 4 anos e 5 anos.
Integração entre os campos de experiência
A BNCC também prevê a integração entre os campos de experiência, que são maneiras de organizar o trabalho pedagógico na Educação Infantil. São eles:
✔️ O eu, o outro e o nós
✔️ Corpo, gestos e movimentos
✔️ Traços, sons, cores e formas
✔️ Escuta, fala, pensamento e imaginação
✔️ Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Através da integração entre esses campos, é possível promover uma aprendizagem significativa e contextualizada para as crianças.
Organização do tempo e espaço
A organização do tempo e do espaço na Educação Infantil também é fundamental para o desenvolvimento das crianças. É preciso planejar atividades que considerem as necessidades individuais e coletivas, garantindo momentos para a brincadeira, exploração, interação e aprendizagem.
O espaço físico também deve ser adequado, proporcionando diferentes ambientes que estimulem a curiosidade e a criatividade das crianças.
Considerações finais
Através de uma abordagem integrada e considerando as especificidades de cada faixa etária, é possível oferecer experiências significativas que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças.
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI), estabelecidas por meio da Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE-CEB nº 05/2009, no artigo 10º, estabelecem diretrizes para a avaliação. Essas diretrizes definem que as instituições de educação infantil devem desenvolver procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e avaliar o progresso das crianças, sem a intenção de promoção ou classificação.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a atuação do educador abrange a reflexão, seleção, organização, planejamento, mediação e monitoramento das práticas e interações, buscando oferecer uma diversidade de situações que estimulem o desenvolvimento integral das crianças. Com essa perspectiva, as abordagens voltadas ao ensino fundamental são substituídas por práticas mais adequadas e direcionadas à infância.
Embora a BNCC não forneça um guia detalhado de como conduzir a avaliação, ela enfatiza a importância de uma avaliação formativa, contínua e contextualizada, voltada para o desenvolvimento integral das crianças. Aqui estão alguns pontos-chave sobre a avaliação na Educação Infantil, de acordo com a BNCC:
Avaliação como Processo Contínuo: A BNCC enfatiza que a avaliação deve ser vista como um processo contínuo e integrado ao trabalho pedagógico, não como um momento isolado de mensuração de resultados.
Desenvolvimento Integral: A avaliação na Educação Infantil deve considerar os diversos aspectos do desenvolvimento das crianças, incluindo aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.
Observação e Registro: A BNCC destaca a importância da observação atenta e do registro das interações e das atividades das crianças como parte essencial do processo de avaliação.
Respeito às Singularidades: A avaliação deve levar em conta as singularidades de cada criança, reconhecendo que elas têm ritmos e trajetórias de desenvolvimento diferentes.
Feedback para o Planejamento: A avaliação deve fornecer informações valiosas para os educadores planejarem atividades e intervenções que atendam às necessidades e interesses das crianças.
Atividades Significativas: A BNCC sugere que a avaliação possa ser integrada a atividades cotidianas, como brincadeiras e projetos, para torná-la mais contextualizada e significativa para as crianças.
Parceria com as Famílias: A BNCC reconhece a importância da participação das famílias no processo de avaliação, permitindo uma compreensão mais completa do desenvolvimento da criança.
Lembre-se de que a BNCC fornece um quadro amplo e orientador para a Educação Infantil, e a maneira como a avaliação é implementada pode variar de acordo com as práticas e abordagens de cada instituição e educador.
Considerações finais
A avaliação na Educação Infantil deve ser entendida como uma prática contínua e integrada ao cotidiano da sala de aula. É essencial que os educadores considerem os princípios da avaliação e utilizem instrumentos diversificados, que permitam capturar as múltiplas formas de expressão das crianças. Além disso, é fundamental promover o diálogo e a parceria com as famílias, para garantir uma avaliação mais completa e contextualizada. A avaliação na Educação Infantil, quando realizada de forma adequada, contribui para o desenvolvimento e aprendizado das crianças, proporcionando uma educação de qualidade e em consonância com as diretrizes da BNCC.
QUIZ ✔️
1) Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece os campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
São campos de experiências na Educação Infantil, EXCETO:
A) O eu, o outro e o nós.
B) Corpo, gestos e movimentos.
C) Riscos, expressões, cores e formas.
D) Escuta, fala, pensamento e imaginação.
E) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
2) Considerando que, no(a) _______________, as aprendizagens e o desenvolvimento dos(as) _______________ têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco _______________, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A) educação infantil – adolescentes – pontos de vista.
B) ensino médio – adolescentes – campos de visão.
C) educação infantil – crianças – pontos de vista.
D) ensino fundamental – crianças – campos de experiências.
E) educação infantil – crianças – campos de experiências.
3) A Base Nacional Comum Curricular da educação infantil orienta os campos de experiências que foram baseados nas disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no que diz respeito aos saberes e aprendizagens essenciais para que as crianças apropriem do conhecimento através das suas experiências. Constitui um campo de experiência da Educação infantil:
A) Linguagem oral e escrita.
B) Escuta, fala, pensamentos e imaginação.
C) Letramento e alfabetização matemática.
D) Literatura infantil e cantigas de roda.
4) Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento assegurados pela BNCC para Educação Infantil são
A) conhecer-se, brincar, dividir, cantar, pensar e aprender.
B) conviver, brincar, emocionar, dialogar, aprender e criar.
C) conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer.
D) divertir, brincar, duvidar, participar, criar e desenvolver.
5) A organização curricular da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Considerando a ampliação desses saberes/conhecimentos e a concepção de currículo definido nas DCNEI (2009), deve-se trabalhar na Educação Infantil campos de experiências nos quais se organiza a BNCC, são eles:
A) Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
B) Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Recreação.
C) História (O eu, o outro e o nós); Educação Física (Corpo, gestos e movimentos); Arte (Traços, sons, cores e formas); Língua Portuguesa (Escuta, fala, pensamento e imaginação); Matemática (Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
D) O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
E) O eu, o outro e o nós; Corpo, jogos e movimentos; Traços, músicas, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
GABARITO ✔️
1) C
2) E
3) B
4) C
5) D
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 2: reprovado(a)! 😢
3: aprovado(a), mas foi por pouco, estude mais! 😅
4: aprovado, parabéns! 😊
5: super aprovado(a)! 😁
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
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