QUIZ | Psicogênese da Língua Escrita: teste os seus conhecimentos!
QUIZ | Psicogênese da Língua Escrita: teste os seus conhecimentos!
A teoria da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro se baseia na ideia de que as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre a escrita, e esse processo envolve diferentes estágios de desenvolvimento. Ela desafiou a visão tradicional de que a alfabetização ocorre apenas através da memorização de letras e sílabas, e argumentou que as crianças têm uma compreensão prévia da linguagem escrita e a constroem de maneira mais lógica e significativa.
Ferreiro e sua colaboradora Ana Teberosky desenvolveram a ideia de que as crianças passam por estágios na aquisição da escrita, nos quais constroem concepções progressivamente mais sofisticadas sobre o sistema de escrita. Os principais estágios da psicogênese da língua escrita incluem:
⭐ Pré-silábico: Neste estágio, as crianças produzem rabiscos e desenhos, mas não associam símbolos específicos a sons da fala.
⭐ Silábico: As crianças começam a associar símbolos a sílabas, mas nem sempre de forma correta.
⭐ Alfabético: Neste estágio, as crianças associam letras a sons e começam a compreender a correspondência entre letras e fonemas.
⭐ Ortográfico: As crianças desenvolvem uma compreensão mais sofisticada das regras ortográficas e da estrutura das palavras.
O trabalho de Emilia Ferreiro revolucionou a pedagogia da leitura e escrita, influenciando a forma como os educadores abordam o ensino da alfabetização. Sua abordagem enfatiza a importância de respeitar o estágio de desenvolvimento em que cada criança se encontra e oferecer atividades que as ajudem a progredir de maneira significativa em direção à escrita convencional.
A teoria da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro teve um impacto significativo na educação e na pesquisa em linguagem escrita e continua a ser uma influência importante na forma como os educadores entendem a aquisição da leitura e escrita em crianças.
Vamos testar seus conhecimentos sobre a Psicogênese da Língua Escrita?
Então, prepare-se, o teste vai começar! 😉
QUIZ | PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA ✔️
1) Sobre a psicogênese da língua escrita, é CORRETO afirmar que:
A) A invenção da escrita foi um processo histórico de construção de um sistema de codificação, não um processo de representação.
B) Ao atingir o nível alfabético, a criança passa a escrever pautando-se na marca da oralidade considerando que a sílaba será separada em unidades menores. Tem consciência da função social que a escrita traz e que quando se escreve, é para que alguém possa ler.
C) Avaliar como a criança pensa sobre a escrita, suas hipóteses, mesmo que ainda não saiba convencionalmente as regras da linguística, da ortografia, não podem, ser considerados os pontos de partida para a realização do trabalho para um alfabetizador.
D) Na hipótese silábica, a criança não busca correspondência com o som. Ao esboçarem suas primeiras tentativas, expressam signos que já não são desenhos, porém também não são letras convencionais embora busquem desenvolver se aproximar ao real traçado de letras convencionais.
2) A Psicogênese da Língua Escrita considera que, no nível Pré-Silábico, podemos encontrar alunos que
A) estabelecem relação entre fala e escrita (faz corresponder para cada sílaba oral uma marca) utilizando grafismos e outros símbolos
B) escrevem utilizando grafismos e outros símbolos; Utiliza letras para escrever; Produz escritas diferenciadas (exigência de quantidade mínima de letras e variedade).
C) estabelecem relação entre fala e escrita, ora utilizando uma letra para cada sílaba, ora utilizando mais letras.
D) produzem escritas alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da escrita.
3) De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
A) pré-silábica, silábica, silábico-alfabética, alfabética
B) letrada visual, letrada auditiva, pré-alfabética e alfabética
C) letrada, pré-silábica, silábica, pré-alfabética e alfabética
D) egocêntrica, letrada visual, letrada auditiva e alfabética.
4) De acordo com a psicogênese da língua escrita, quando a criança utiliza uma letra para escrever cada sílaba, ela escreve de maneira:
A) Pré-silábica.
B) Silábica-alfabética.
C) Alfabética.
D) Silábica.
E) Ortográfica.
5) Ferreiro e Teberosky (1985) desenvolveram estudos fundamentados na psicogenética de Piaget e na psicolinguística contemporânea que buscavam compreender a natureza dos processos de aprendizagem da Língua escrita.
(FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.)
A partir desses estudos, é incorreto afirmar que:
A) A aprendizagem não é simples acumulação ou recepção de conhecimentos, e sim uma ativa construção pessoal que cada sujeito realiza nos contextos que interatua.
B) O sujeito é ativo, busca e seleciona o que e como aprender.
C) O conhecimento parte do zero, pois o sujeito o adquire socialmente, interagindo com as linguagens culturais.
D) Todo conhecimento, inclusive os de sistemas convencionais, como o da escrita, deve ser reconstruído pelo sujeito que conhece. Neste processo de reconstrução se reproduzem desvios, que precisam ser compreendidos como erros construtivos, hipóteses incompletas.
6) Emilia Ferreiro ganhou prestígio por desenvolver, com seus colaboradores, a teoria sobre a psicogênese da língua escrita. Sua atuação profissional revela, também, o compromisso político em contribuir:
A) Com a alfabetização de adultos fora da idade escolar tradicional.
B) Para o fim das crenças construtivistas na aprendizagem infantil.
C) Ativamente com a erradicação da evasão escolar em países latinos.
D) Na busca de soluções para se enfrentar o problema do analfabetismo.
7) Na obra A psicogênese da língua escrita, Ferreiro e Teberosky (1999) pretendem demonstrar que a aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a respeito da natureza, função e valor deste objeto cultural, que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola imagina. As autoras argumentam que a leitura e a escrita são formas variantes ou alternativas da mesma língua e, por isso,
A) escrita e fala não são processos linguísticos paralelos.
B) ler não é decifrar.
C) ler é transcrever grafemas em fonemas.
D) texto e imagem se confundem na leitura.
E) na leitura, o texto e previsível a partir da imagem.
8) “Para aprender a ler e a escrever é preciso apropriar-se desse conhecimento, através da reconstrução do modo como ele é produzido. Isto é, é preciso reinventar a escrita. Os caminhos dessa reconstrução são os mesmos para todas as crianças, de qualquer classe social.”
FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porte Alegre: Artes Médicas, 1985.
As autoras propõem uma nova metodologia para o ensino nos Anos Iniciais, baseada
A) em atividades lúdicas de memorização da forma das letras e de seus sons.
B) na aquisição da escrita com ênfase na capacidade de imitação das crianças.
C) em uma metodologia para o ensino da escrita próprio para cada meio social.
D) no deslocamento da investigação do como se ensina para o que se aprende.
E) em aprimorar a qualidade do traço e a distribuição espacial das formas.
9) Os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita sinalizam que a leitura e a escrita não dependem exclusivamente da habilidade que o alfabetizando apresenta de juntar pedaços de escrita, e sim, antes disso, de compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada na sociedade. Ferreiro e Teberosky observam que tentando compreender a escrita, as crianças criam teorias que se desenvolvem como: a pré-silábica, a silábica com e sem valor sonoro, a silábico-alfabética e a alfabética. Essas são chamadas de:
A) Sentenças.
B) Hipóteses.
C) Eixos.
D) Sínteses.
E) Antíteses.
10) Historicamente, o conceito de alfabetização esteve relacionado à capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em “sons”, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos. A partir dos anos 1980, o conceito de alfabetização foi ampliado com as contribuições dos estudos sobre a Psicogênese da aquisição da língua escrita, particularmente com os trabalhos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
De acordo com as referidas pesquisadoras, o aprendizado do sistema de escrita não se reduziria ao domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (a decodificação e a codificação), mas se caracterizaria como:
A) um processo ativo por meio do qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, reproduz os ensinamentos do professor.
B) um processo ativo por meio do qual a criança, desde seus primeiros contatos com a escrita, construiria e reconstruiria hipóteses sobre a natureza.
C) um processo ativo por meio do qual a criança vai, gradativamente por etapas, descobrindo e decodificando as letras do alfabeto.
D) um processo ativo e passivo, por meio do qual a criança convive com a natureza e por meio do professor, passa a decodificar sons, letras e forma as palavras.
E) um processo ativo e passivo, na medida em que a criança é orientada pelo professor em todo o processo de escrita.
GABARITO ✔️
1) B
2) B
3) A
4) D
5) C
6) D
7) B
8) D
9) B
10) B
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 3: precisa melhorar!
4 a 6: tá ok, mas dá pra ser melhor!
7 a 8: opa, tá muito bom!
9 a 10: uau, você é GENIAL!
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
Comente abaixo a sua pontuação!
Pensando na importância da obra de Emilia Ferreiro para a sua formação pessoal e para a sua performance em provas de concurso público, o prof. Vinícius gravou uma super aula e desenvolveu um material completo com revisão e simulado para que você gabarite todas as questões sobre a educadora que possam aparecer em sua prova!
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