Live | 20h 17/08 – Psicologia da Educação e suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem
Live | 20h 17/08 – Psicologia da Educação e suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem
Live dia 17/08 às 20H – Clique para acompanhar
Aproveite para deixar seu comentário sobre o que gostaria de saber sobre o tema.
como eu estou bem ansioso para entregar esse conteúdo, aqui embaixo já estou deixando uma introdução esquematizada do tema que estudaremos na live.
Conteúdo da live:
O SURGIMENTO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A aprendizagem vem continuamente se tornando um dos temas de maior relevância para
pedagogos, psicólogos, educadores e outros profissionais de diversas áreas do conhecimento
humano Isso porque a forma como uma educação é ofertada para os indivíduos de uma sociedade é
capaz de impactar as relações culturais, políticas e econômicas que ali se estabelecem.
Antes, contudo, de iniciarmos os estudos acerca da psicologia da educação é muito
importante se ter em mente que:
a aprendizagem é um conceito complexo e não possui uma definição única inacabada e suas teorias
surgem continuamente para explicar a aprendizagem humana
É por isso que se torna tão relevante o estudo dessas principais teorias, para que assim seja
possível compreender os caminhos percorridos até os atuais entendimentos que permeiam o
conceito da aprendizagem São justamente algumas dessas teorias que você tem em suas mãos neste
material.
As Teorias da Aprendizagem também são encontradas com a denominação de Psicologia da
Educação, portanto é uma ciência que surge a partir da psicologia Para melhor entender essas
teorias, vamos antes compreender brevemente a sua origem.
A PSICOLOGIA
A origem da palavra psicologia vem do grego, onde:
PSICO – alma, mente, emoções, sentimentos e comportamentos
LOGIA – estudo ou ciência
Portanto, a psicologia em sua origem se caracterizava como o estudo da alma humana Sua
definição foi sendo modificada conforme seu desenvolvimento e evolução científica buscando por
muito tempo sair de:
● Psicologia de Senso comum: Conhecimento popular;
Para
● Psicologia Científica: Conhecimento, sistemático e com comprovação.
Na década de 40 surgiram muitos estudos buscando compreender como ocorre a
aprendizagem humana e com isso abriu se o campo para o desenvolvimento da área pedagógica,
com isso foi se construindo uma Psicologia da Educação.
PSICOLOGIA
Estudo das leis gerais do funcionamento da mente, emoções e do comportamento humano
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estudo das leis que regem a aprendizagem humana
Para o surgimento da Psicologia da Educação, tal como a compreendemos, transcorreram se
longos processos históricos. Podemos resumi-los em:
Até o final do século XIX |
Ainda não se falava em uma psicologia da
|
Até 1880 |
Nesse período ocorreu influências de aspectos
|
1880 – 1920 |
Aqui ocorre um distanciamento mais
|
1920 – 1955 |
A psicologia da educação, com caráter
|
A partir de 1955 |
Vários fatos surgem mudando substancialmente
|
Agora que você conheceu o caminho histórico que levou o surgimento da Psicologia da
Educação, então chegou a hora de entender melhor os pressupostos das principais teorias sobre
aprendizagem. Acompanhe nossa LIVE Clicando aqui.
Deixe um comentário