Concurso de Cotia/SP: confira informações e acesse QUIZ de conteúdos cobrados no edital!
Concurso de Cotia/SP: confira informações e acesse QUIZ de conteúdos cobrados no edital!
O edital de Cotia/SP foi publicado e anuncia grandes oportunidades para professores! Está prevista a contratação de 526 pessoas para a área da Educação, sendo 200 vagas para Professor de Educação Básica I. O salário para o cargo de PEB I é de R$ 3.663,05, para carga horária de 30h semanais e requer licenciatura de graduação Plena em Pedagogia, Normal Superior ou Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. (Res. CNE 02/97). Confira o edital completo clicando aqui.
A banca organizadora é a RBO e o certame será composto por:
• Prova objetiva: Língua Portuguesa: 15 questões; Matemática: 05 questões; Conhecimentos específicos: 30 questões.
• Prova dissertativa, que consistirá na elaboração de 1 (uma) questão teórico-prática ou redação, e deverá ser respondida com um texto dissertativo argumentativo, que versará sobre o conteúdo programático estabelecido para o respectivo cargo.
• Prova de títulos.
PRINCIPAIS DATAS
- Inscrições: De 29 de janeiro a 23 de fevereiro, deverá ser realizada exclusivamente pelo site da RBO.
- Taxa de inscrição: R$ 75,00
- Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 26 de fevereiro | Importante: Não será concedida isenção da taxa
- Provas PEB I: 17/03/2024
Agora que você já conferiu as principais informações do certame, aproveite para responder o quiz e testar os seus conhecimentos dos conteúdos cobrados no edital de Professor de Educação Básica I. Lembrando que, independente de sua pontuação, é muito importante que você se prepare de forma adequada para o Concurso, afinal, uma boa preparação te efetiva no cargo dos seus sonhos! Vamos lá?
QUIZ | COTIA/SP – PEB I ✔️
1) De acordo com a Lei Federal n° 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 4°, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado, entre outras ações, mediante garantia de:
A) informação a pai ou mãe, exclusivamente aos conviventes com seus filhos ou, se for o caso, aos responsáveis legais, sobre a frequência, o comportamento, as sanções recebidas e o rendimento dos alunos, bem como sobre as regras determinadas pela instituição de ensino.
B) educação básica obrigatória e gratuita de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos de idade; ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
C) atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.
D) notificação ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público da relação dos alunos da educação básica que apresentem quantidade de faltas acima de vinte e cinco por cento do percentual permitido em lei.
E) organização da educação básica em séries anuais ou ciclos, e calendário escolar adequado às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo, com isso, reduzir o número de horas e dias letivos previstos na lei.
2) A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre:
A) os deveres da Criança e do Adolescente.
B) a proteção integral à criança e ao adolescente.
C) a convivência familiar, comunitária e escolar de crianças e adolescentes.
D) a acessibilidade urbana de crianças e adolescentes.
3) O Plano Nacional de Educação (PNE) tem como objetivo, EXCETO:
A) a elevação global do nível de escolaridade da população.
B) a centralização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais.
C) a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
D) a redução das desigualdades sociais e regionais.
4) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas emendas, Capítulo III – Da Educação da Cultura e do Desporto. Seção I – Da Educação, é INCORRETO afirmar:
A) A instituição deve adotar uma única concepção pedagógica, que será a base da formação de seus estudantes.
B) O ensino deve ser ministrado com base em princípios, sendo um deles a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
C) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
D) Deve ser garantido o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
5) Acompanhando o processo de mudanças, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em seu Art. 2º, determinam que “os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (MEC/SEESP, 2001.) Sobre as condições que contribuem para uma inclusão eficaz, assinale a alternativa correta.
A) Os professores devem buscar aprimoramento da prática educacional sempre que possível, não tendo responsabilidade nas adaptações curriculares que preconizem o AEE.
B) As condições necessárias que trata o referido artigo, diz respeito ao uso de atividades comuns, iguais a todos os alunos, uma vez que não deva haver disparidades em alunos com deficiência e alunos típicos.
C) Ao se matricular alunos com deficiência na escola, a equipe pedagógica deverá analisar cada caso, buscando alinhar os professores no processo de inclusão. Recursos didáticos e adaptações curriculares serão necessários.
D) Os alunos com deficiências deverão ser encaminhados para serviços clínicos, para propor possíveis soluções, uso ou não de medicações que ajudem na aprendizagem em sala de aula; após o diagnóstico, a escola deverá efetuar a matrícula dos alunos.
6) A Resolução que Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos é:
A) Nº 6, de 14 de dezembro de 2010.
B) Nº 5, de 14 de dezembro de 2009.
C) Nº 7, de 14 de dezembro de 2010.
D) Nº 9, de 14 de dezembro de 2010.
E) Nº 8, de 14 de dezembro de 2009.
7) Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da:
A) identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, superior às indígenas, europeias e asiáticas.
B) identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, abaixo das indígenas, europeias e asiáticas.
C) religiosidade e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes religiosas africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas.
D) cultura, culinária e dança dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.
E) identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.
8) São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, exceto:
A) Segregação social.
B) Atendimento educacional especializado.
C) Participação da família e da comunidade.
D) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
9) Para uma proposta de ensino tornar-se um referencial e se materializar em uma prática de ensino adequada, ela deverá ser validada e reconstruída a partir do conhecimento que se tem das crianças e também das interações que se estabelecem entre os participantes do grupo escolar e deles com os objetos do conhecimento. Conforme o documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos, MEC (2009),são fatores determinantes para a consolidação dessa prática
A) o estudo e a dedicação.
B) a avaliação e o planejamento.
C) a idade e a maturidade dos alunos.
D) o ambiente da escola e o da sala de aula.
E) o número de alunos e o material didático disponível.
10) Na obra Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão, De La Taille (In: De La Taille; Oliveira e Dantas, 1992) afirma que para Piaget, o homem não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos. No entendimento de De La Taille (1992), Piaget defende que a socialização da inteligência só começa
A) com as operações mentais superiores.
B) a partir da aquisição da linguagem.
C) no estágio das operações formais.
D) no estágio operatório concreto.
E) no estágio sensório-motor.
Confira o gabarito logo abaixo!
GABARITO ✔️
1) C
2) B
3) B
4) A
5) C
6) C
7) E
8) A
9) B
10) B
PONTUAÇÃO ✔️
Quantas questões você acertou?
1 a 3: precisa melhorar!
4 a 6: tá ok, mas dá pra ser melhor!
7 a 8: opa, tá muito bom!
9 a 10: uau, você é GENIAL!
E aí, como você se saiu nesse quiz?
Não se esqueça, além de testar seus conhecimentos, responder questões te ajuda a aprender e revisar conteúdos, por isso, não se chateie com o seu resultado, afinal, o erro de hoje é o acerto na hora da prova!
Comente abaixo a sua pontuação!
PREPARE-SE PARA O CONCURSO DE COTIA/SP!
Quer se preparar para o concurso de Cotia/SP? Entre em contato conosco e confira o nosso PREPARATÓRIO DE COTIA/SP | PARA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I.
Você terá acesso a:
✔️ Videoaulas assertivas.
✔️ Materiais das aulas em PDF.
✔️ Módulo bônus de quizzes e simulados.
✔️ Módulo bônus com cronogramas e planilhas de organização.
✔️Comunidade de estudos exclusiva.
✔️ Atendimento individualizado e suporte pedagógico.
Deixe um comentário